“Unidos a Maria, construímos um novo Sião!” – Acampio do Jaraguá

Nosso acampamento local aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho, e contou com a participação de 54 pioneiros

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a Unidade dos Pioneiros de Schoenstatt do Jaraguá/SP realizou o seu tradicional acampamento local, no Santuário Sião do Jaraguá. Os meninos chegaram na Casa do JUMAS às 8h e, após um rápido café da manhã e a oração inicial, as gincanas tiveram início. Neste ano, em homenagem à Copa do Mundo de Futebol Feminino, cada equipe representava um país e sua respectiva padroeira, sendo assim: Brasil (Nossa Senhora de Aparecida), Chile (Nossa Senhora do Carmo), França (Santa Joana d’Arc) e Itália (Santa Catarina de Siena). No primeiro dia de brincadeiras, tivemos Corrida do Saco, Corrida do Ovo, Rodobaca, Cara na Farinha, entre outras. Após o banho, os meninos participaram de uma formação com o seminarista Maike Andrade sobre a primeira parte do lema do Acampio: “Unidos a Maria,…”. Através da leitura bíblica em que Jesus nos concede Maria como Mãe (Jo 19, 26-27), cada pioneiro coroou a Mãe Rainha com uma coroa feita por eles mesmos. Logo depois, a equipe de Secretaria do JUMAS realizou um quiz com os meninos, e o tema era a história das padroeiras das equipes, milagres atribuídos às mesmas, história de vida, etc. 

Na hora do jantar, entramos em clima de festa para comemorar os 28 anos da Unidade de Pioneiros do Jaraguá, que começou com um grupo em 1991. Para comemorarmos, não podia faltar um delicioso bolo acompanhado de salgados e refrigerante, com direito até a máquina de algodão doce. 

O sábado começou bem cedinho e repleto de atividades, a primeira sendo a Caça ao Tesouro, com pistas espalhadas por todo o Santuário, seguida pela Prova da Lenha, onde o objetivo é conseguir a maior quantidade de lenha possível para usarmos na nossa fogueira. Teve também o Rouba Bandeira, onde cada equipe tinha como objetivo capturar a bandeira das equipes adversárias, tendo que percorrer por praticamente todo o terreno do Santuário. Mas foi após o almoço que chegou o momento mais esperado do dia: o futebol! Após uma longa e acirrada disputa, a equipe italiana bateu a França na final. Em seguida, jogaram contra o time dos dirigentes, mas foram superados pelo placar de 4×0. De banho tomado, os meninos tiveram a segunda formação de espiritualidade, dessa vez com a continuação do lema: “Construímos um novo Sião!”, trazendo aos pioneiros o significado da palavra Sião e em uma dinâmica, cada um assumiu a missão de serem responsáveis pelos próximos anos da Unidade de Pioneiros do Jaraguá e pelo pós-50 anos do Santuário Sião. 

Logo depois da formação, a fogueira foi acesa, e como tradição é tradição, o hot-dog ao redor da fogueira não podia faltar. Após o jantar, os meninos iam começando a ficar inquietos por um motivo: o Teste de Coragem, ou Prova de Fogo, onde cada pioneiro faz um percurso para se preparar e provar que está apto a conquistar os símbolos dos Pioneiros de Schoenstatt. Teve também a Tribuna de Honra, onde os dirigentes, o líder da unidade e o assessor conversam com cada menino para acompanhar seu progresso e o que ele aprendeu nos encontros ao longo do ano.

O domingo foi o dia menos agitado, as equipes e os dirigentes organizaram a Casa do JUMAS e limparam a bagunça feita durante os outros dias. Com a casa limpa, tivemos a missa final, presidida pelo Pe. José Fernando, reitor do Santuário. Após a missa, saiu o resultado final: a grande campeã do acampamento foi a equipe do Chile, seguida por Brasil em segundo e França e Itália empatadas na terceira colocação. Tiveram também as conquistas do símbolos, onde foram conquistadas 13 camisetas, 3 anéis, 3 estrelas e 8 plaquetas de Engling. 

No final, um presente para a Mãe: o grupo Protetores de Santuário concluiu sua caminhada como Pioneiros de Schoenstatt e agora fazem parte dos Aliados, começando assim, uma nova etapa na Juventude Masculina de Schoenstatt.

Texto por Gustavo Vitalino

Fotos por Gabriel Lenharo

Sobre o Autor