O Acampamento Anual dos Pioneiros de Schoenstatt do Jaraguá em São Paulo foi realizado em uma chácara na cidade de Campo Limpo Paulista, localizada há 1h20 da capital, com 16 Pioneiros de 4 grupos diferentes. No sábado pela manhã, os Pioneiros e seus encarregados, assim como o Assessor Regional Pe. Alexandre Awi, se encontram na Paróquia Nossa Sra. da Conceição do Jaraguá para saírem rumo ao local do acampamento. Chegando lá, a primeira tarefa foi montar o Santuário Acampamento com símbolos da Juventude Masculina e dos Pioneiros, bandeiras e um enorme folder com o rosto de José Engling, Irmão Maior dos Pioneiros e tema central do encontro. Os Pioneiros foram divididos em 3 equipes com cores diferentes, para assim trabalharem em conjunto nas atividades e gincanas que foram realizadas nestes dois dias. Cada equipe também escolheu um nome de grupo e um lema que sempre era entoado ao término de cada tarefa.

Capital de Graças e a divisão das tarefas

A formação do acampamento ficou a cargo do Assessor Pe. Alexandre Awi. A maioria dos meninos nunca havia participado de um acampamento, então o Pe. Alexandre explicou a eles algumas regras, como os sinais de comando do apito, que determinavam, por exemplo, o horário de se reunirem ou de executarem alguma tarefa. Cada tarefa ou gincana bem sucedida valiam pontos para cada equipe. O Pe. Alexandre também explicou aos Pioneiros sobre o Capital de Graças e trouxe um pequeno pote onde estava escrito: “Nada sem Vós, Nada sem Nós” onde os Pioneiros colocaram pequenas colheres de farinha para representar assim o Capital de Graças nestes dois dias. O Estudante dos Padres de Schoenstatt, Júlio Fabiano, que está em São Paulo para o seu estágio pastoral, também ajudou o Pe. Alexandre durante todo o Acampamento.

As demais tarefas do acampamento foram divididas entre os encarregados, como o transporte, limpeza, elaboração do cronograma, finanças, limpeza, etc. O Líder do Acampamento foi Cláudio Gonçalves, que também é o Líder da Unidade. Almir Cordeiro, Líder da Juventude Masculina, coordenou uma parte muito importante, a cozinha e a preparação das refeições, contando com a ajuda de outros encarregados que descascavam batatas, lavavam a louça ou colocavam a mesa. Igor da Silva, encarregado e também participante pela primeira vez de um evento com os Pioneiros, esteve à frente das brincadeiras e gincanas entre os grupos.

A maior parte das brincadeiras entre as equipes foi realizada no campinho de futebol. Todos se divertiram e participaram das gincanas. No final da tarde do sábado, uma das tarefas foi juntar lenha para uma fogueira, em um terreno próximo à chácara. No começo da noite o Pe. Alexandre celebrou uma missa explicativa com os meninos e depois foi feita a fogueira, acompanhada de um gostoso cachorro-quente.

Prova de Fogo

Os Pioneiros pensaram que o dia já havia acabado e foram dormir… Por volta de 1 hora da madrugada, todos acordaram com o barulho de fogos artificiais. Os encarregados estavam convocando os Pioneiros para uma “Prova de Fogo”. Essa prova de fogo foi organizada para testar a coragem dos meninos e o conhecimento de cada um sobre temas relacionados com os Pioneiros. Muitos estavam com medo e faziam o trajeto rezando em meio à escuridão. Mas, todos conseguiram terminar a prova e responder as perguntas feitas pelos dirigentes que estavam espalhados por vários pontos estratégicos no terreno em volta da casa.

Missa no Santuário e encerramento

No domingo, um pouco mais de formação e um campeonato de futebol. Após o almoço, todas as equipes ajudaram na arrumação do local para deixar o lugar em ordem. O término do Acampamento de Pioneiros se deu com a Santa Missa no Santuário Sião do Jaraguá, celebrada pelo Reitor do Santuário, Pe. Deonilson Nogueira (que neste dia estava celebrando seus 17 anos de ordenação sacerdotal) e pelo Pe. Alexandre Awi. Os Pioneiros entraram em procissão levando à frente sua bandeira. Muitos pais e parentes dos meninos estiveram presentes. No final da Missa, os grupos fizeram uma pequena apresentação aos pais que estavam presentes e ganharam chocolates pela participação em todas as tarefas. Compartilharam um pão feito pela avó de um dos Dirigentes e que simbolizava a farinha do Capital de Graças realizado durante o acampamento e que agora havia se transformado em pão. Terminaram rezando a oração dos Pioneiros e cantando o Hino de Franz Reinisch, em torno da Pira de José Engling.

A Unidade dos Pioneiros do Jaraguá agradece a todos os que colaboram com a realização do Acampio 2010, desde o empréstimo da chácara até a doação de alimentos para as refeições, assim como a disponibilidade do Assessor e dos Dirigentes que foram determinantes para o sucesso do acampamento.

Cássio Leal, Jaraguá – São Paulo

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.