Entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, aconteceu o 5 º acampamento de pioneiros do Jumas São Sebastião do Paraíso num sítio próximo à cidade. O encontro contou com a presença do seminarista Maiki, que veio de São Paulo para acompanhar e ajudar os dirigentes em todas as tarefas solicitadas.

O acampamento foi marcado pela coragem e ansiedade. Todos os pioneiros estavam muito ansiosos pela Prova de Fogo que aconteceria no sábado (17/08), pois seria nela que os garotos provariam que realmente queriam a Camiseta e o Lenço de Pioneiro.

No dia 16, logo que chegaram ao sítio, os pioneiros tiveram um momento inicial para apresentação e, também, um primeiro contato com o Lema do Acampamento que os guiariam ao longo do final de semana: Pioneiros, qual a tua missão?

Antes de servir o delicioso cachorro quente preparado pelos dirigentes, os pioneiros montaram suas respectivas barracas num local estratégico. Logo após a janta, foi dado a eles um momento muito divertido. Eles puderam assistir o filme Vingadores acompanhados do clássico balde de pipoca!

No dia 17, após o café, tivemos um momento destinado a montar o Santuário Acampamento, guiado pelos próprios pioneiros. Um momento de abordar o Lema de forma mais densa aconteceu logo em seguida, relacionando a missão dos pioneiros com a missão dos Super Heróis do filme. Dividimos as equipes e fomos brincar de Guerra de Bexiga d água no pasto do sítio. Cansados, fomos almoçar logo em seguida. A tarde, tivemos diversas brincadeiras, entre elas o caça ao tesouro, e também liberamos a piscina para que eles pudessem se divertir e brincar ainda mais.

Ao anoitecer, logo após o jantar, fomos acender a nossa fogueira. Nela contamos diversas histórias, inclusive a história da Prova de Fogo, tão aguardada por todos presentes. Aprendemos a cantar o Hino dos Pioneiros, comemos Marshemellon na fogueira enquanto os dirigentes preparavam o percurso da Prova.

A prova consistia num trajeto no meio da floresta de eucalipto, na qual os pioneiros teriam que atravessar de fora a fora passando por alguns túmulos feitos previamente. No final desse trajeto, os pioneiros encontrariam uma outra fogueira, onde realizariam a Tribuna de Honra para a conquista do Lenço e da Camiseta.

A prova foi marcada pela coragem e confiança na Mãe de Deus por parte dos pioneiros. Realizada com sucesso!

Na manhã seguinte realizamos diversas brincadeiras com os garotos, liberamos a piscina e preparamos um delicioso almoço no disco de arado no fogão de lenha do sítio. No final da tarde, convergimos todos a paróquia São Judas Tadeu para o encerramento do acampamento na Missa e o rito final de entrega das Camisetas e dos Lenços conquistados.

Concluo dizendo que, sem dúvida alguma, foi um dos melhores acampamentos da história do Jumas Paraíso. Escutamos isso dos próprios pioneiros.

Gabriel Vieira

Ribeirão Preto, 21 de Agosto de 2019