De 26 a 28/10 realizou-se o Congresso de Outubro da Família de Schoenstatt, onde participaram em torno de 190 líderes do Movimento. O congresso esteve sob o lema: NA ESCOLA DE MARIA, MISSIONÁRIOS DO TABOR. Durante o mesmo reinou um ambiente de muita alegria e entusiasmo entre todos os participantes vindos de diversas dioceses do Regional do Sul. Alegramo-nos muito com a presença do P. Pedro Cabello, Diretor Nacional da Central do Movimento, que nos saudou na homilia da Missa do dia 27, quando fez belas colocações sobre a preparação para o centenário de Schoenstatt. Ficamos muito contentes também com a presença do P. José Maria Garcias, Assistente dos Padres de Schoenstatt na América do Sul, que mora em Schoenstatt. Ele achou os temas do Congresso muito ricos e ficou surpreso em ver o quanto já estamos nos preparando para o centenário da Aliança de Amor.

Ir. Fátima foi muito feliz na explanação que fez na abertura do congresso; através de Slieds levou os congressistas a um “belo passeio” aos centros do Regional, mostrando o atuar da Mãe de Deus nas atividades realizadas no primeiro triênio em preparação ao centenário. Apresentou também uma fundamentação da escolha do lema para o novo triênio: Na Escola de Maria, missionários do Tabor!

Os palestrantes saíram-se muito bem na apresentação de seus temas, que nos levaram a mergulhar no mar da grandeza e das virtudes de Maria e na amplitude da missão mariana do P. Kentenich.

P. Rodrigo Cabrera, jovem sacerdote diocesano, explanou de uma maneira muito profunda, vital e convincente o seu tema sobre a pessoa e missão de Maria no plano da salvação. Foi muito bom ouvir falar de Maria nesta profundidade. Fez-nos sentir vivamente que chegou a hora de Maria, e que é muito importante e necessário aprofundar-nos em sua pessoa e missão.

P. Ottomar, apresentou um conteúdo muito rico e maravilhoso, levando-nos à profundidade de nossa missão mariana a partir do Santuário de Schoenstatt.

E a Ir. M.Rosequiel desceu à vida prática, indicando-nos como podemos aplicar à vida a espiritualidade mariana que nosso Fundador nos deixou como herança aqui no Santuário Tabor, em sua última visita em 1952.

Tendo em vista o jubileu dos 60 anos do Santuário Tabor, 11 de abril de 2008, houve uma apresentação da história do Santuário de Schoenstatt de Santa Maria. Através de comentários, trechos da crônica, cantos, encenações por artistas do Movimento, pudemos conhecer o belo desenrolar dos fatos que levaram à construção do primeiro Santuário em terras brasileiras. Em tudo se pôde ver o dedo de Deus que conduziu esta história tão agraciada.

À noite de sábado, fomos envolvidos pela maravilhosa atmosfera dos Hinos Akatistos, cantados pelo coral regido pelo Sr. Elemar Steffen. Foi como um repousar em Maria.

Também calou fundo a procissão luminosa realizada em silêncio até o Santuário.

Outro aspecto bonito do Congresso foi o de ver como as Missas, orações da manhã e da noite, a bênção Eucarística… Tudo foi tão bem preparado e relacionado com o lema do novo triênio. Positiva foi também a maneira como cada local assumiu com responsabilidade a parte que lhe tocou. Nota-se que houve um crescimento das lideranças. Merece uma menção especial a Oração da Noite apresentada pela JUMAS na primeira noite do congresso.

Com certeza este congresso foi um marco significativo na história do Movimento, em vista ao centenário do Santuário de Schoenstatt em 2014 e ao Jubileu do Santuário Tabor em 11 de abril de 2008.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.