A Juventude Apostólica de São Bernardo do Campo resolveu dar seu primeiro passo em preparação a Jornada Mundial da Juventude. A proposta é que no último sábado de cada mês, Jumas e Jufem se reunam para a realização  de um momento de Oração.

Sabemos que é exatamente a oração a responsável por qualquer ação! E é com este pensamento que se inicia a preparação para Rio 2013. Na última Jornada Mundial da Juventude em Madri ’11, se tornou conhecida a campanha “Firmes na Fé, com Maria” (http://jumas.me/2Po). Esta campanha conquistou jovens do mundo inteiro e com uma proposta simples, o terço rezado ao sábado ter como intenção a JMJ. No caso de São Bernardo, será realizado um Cenáculo a cada mês, sendo um mês Jumas e o outro Jufem como condutores.

No sábado dia 30 de Junho, o Santo Terço deu início ao momento trazendo nas intenções todos os que  estão diretamente e indiretamente ligados a realização da JMJ. E como  não pode faltar, a música esteve presente para elevar o clima, criando  realmente uma atmosfera de oração, de Unidade, trazendo Maria como parte  fundamental deste processo. Ao  fim, foi apresentado o Capital de Graças que será realizado ao longo  destes Encontros de Oração.

Estamos aproximadamente a 1 ano da visita do Sumo Pontífice Papa Bento XVI  ao Brasil, e esta é apenas a primeira iniciativa. Cada ramo tem mais que claro que a sua participação não dependerá de mais ninguém, apenas dele. E por isso o trabalho será intenso! Muito mais que dinheiro, o trabalho será ser digno de vivenciar um momento tão grandioso como este.

Seremos a Geração da JMJ no Brasil, não se tem ideia de quanto tempo demorará para que a Jornada Mundial da Juventude retorne ao Brasil, e por isso não podemos deixar passar uma oportunidade como esta! Seremos nós os anfitriões! Se pensarmos que será esse o momento da Juventude Católica do Brasil mostrar a nossa pátria amada que o Catolicismo ainda existe e também é Jovem, tem vida, a responsabilidade aumenta. Mas também traz junto um grande desejo de mostrar não só ao Brasil, mas ao Mundo que o sacrifício da Cruz não foi em vão.

Quando falamos de Cultura da Aliança, muitas vezes acaba soando um pouco Utópico, mas a Jornada proporcionará isso por poucos instantes. Será o suficiente para nos inflamar? A visita do Papa pode ser uma grande voz de Deus para nós, brasileiros, mas para que possamos responder a esta voz de maneira adequada, temos que desde já trabalhar para fazer deste momento um marco em nossas vidas e também para atual sociedade brasileira.

Rumo a JMJ Rio 2013!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.