No dia 12 de Outubro, dia em que todo o Brasil comemora o dia da padroeira Nossa Senhora de Aparecida, 9 rapazes do Jumas SBC resolvem se entregar a Ela, mas com outro título, o de Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Já faz quase 100 anos e nossa querida MTA não para de atrair corações Jovens. Além dos que selaram a Aliança, que foram Thalmir Barbosa, Thales Correa, Fábio Soares, Marcelo Borges, Cléber Teixeira, Filipi Ferreira, William Ribeiro, Pedro Henrique e Matheus Barbosa; Leonardo Gomes e Kadmo Figueiredo resolveram renovar esta Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

O Santuário Sião – Cor Unum In Corde Patris  –, situado no bairro do Jaraguá/São Paulo, ficou pequeno para tanta gente. Cerca de 70 pessoas estavam presentes para ver a cerimônia, que foi presidida pelo assessor do Jumas SE, o Pe Alexandre Awi, que de maneira maestral  soube conduzir toda a cerimônia.

Sem que ninguém soubesse, o Olho do Pai entra no Santuário no final da leitura das cartas, e assim podemos notar a grandiosidade desse acontecimento. Nosso Pai e Fundador quis estar presente junto a seus filhos nesse momento tão marcante em suas vidas.

Por mais que se falasse, tivemos a oportunidade de ver que a Aliança de Amor, realmente, foi um divisor de água na vida de cada um. A emoção não tinha como conter, não só os que selaram a Aliança, mas também seus familiares e amigos. Para quem nã oos conhecia muito, temos a certeza que imagem melhor não poderia ter.

Cada dia mais podemos ver a fecundidade, principalmente quando se tem claro que a partir de agora, mais do que antes, um é responsável pela santidade do outro. Essa é a comunidade na qual tanto idealizamos. Nos resta apenas esperar para ver. Mas que esperemos confiantes na vitória que nosso Pai Eterno guarda para nós junto a Maria. É válido lembrar uma pequena frase do Pe. Franz (quando próximo aos seus 90 anos) em meio ao JUMAS: “Vale a pena se entregar pela Mãe de Deus!”. E é exatamente esse mesmo espírito que queremos levar.

Que realmente esse fogo seja muito mais que uma faísca. Que seja capaz ser luz na noite escura de tantas outras pessoas. E que se depender da força empenhada ao cantar o Hino de Franz Reinisch, teremos a oportunidade de ver no rosto de tantas pessoas o Cristo Transfigurado presente em nosso Ideal.

Temos a certeza de que as orações da Família de Schoenstatt de todo o mundo deu resultado. E que, a partir de agora, essas orações possam retornar de forma prática. Não só o Brasil queremos tornar Tabor, mas a Terra toda. Que os elevados ideias sejam realmente tomados a sério, que Capital de Graças não falte, que vida seja gerada!

Em 20 de Setembro de 1985, o hoje Beato, mas até então Papa João Paulo II disse: “Reuniste-nos de vários países para agradecer o presente, que Deus vos fez na pessoa do Padre Kentenich. Pela recordação viva da sua pessoa e da sua mensagem quisestes renovar o vosso espírito, para continuardes a assumir e a proclamar a sua herança; para vos tornardes cada vez mais uma família espiritual, que vive da força do Carisma do seu Fundador e deste modo realiza a sua missão ao serviço da Igreja e do mundo”.

Recordando essas palavras não temos dúvida alguma. A autenticidade já foi provada. Resta-nos agora, como Geração Missionária, provar que somos dignos dessa Herança. E que outra maneira temos, a não ser através da Aliança de Amor?

A Aliança de Amor é muito mais que uma pequena carta seguida de uma cerimônia bonita. Selar a Aliança de Amor é se tornar responsável pela salvação do mundo, ser responsável pela santificação das gerações futuras. É ser digno de tudo o que nos foi deixado pelos sinais claros entre os homens, José Engling, Pe José Kentenich, João Luiz Pozzobon, entre inúmeros outros… Foram por causas dessas pessoas, capazes de se colocar no plano natural, estando sempre enraizados no plano sobrenatural, que hoje estamos aqui, a fazer parte da história de Schoenstatt.

Oremos para que essas Alianças sejam fecundas, então, para todo nós.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.