Na tarde de domingo 13 de fevereiro de 2011, a Família de Schoenstatt de Ferrazópolis, São Bernardo do Campo, inicia suas atividades.Contando com a presença de 63 pessoas, entre elas Jumas, Grupo de Homens, Jufem, Grupo de Mães, Peregrinas, Liga dos Casais.

Após a Oração Inicial, comandada pelo Grupo de Casais, a Jufem apresenta para a Família o Primeiro Triênio (2005 – 2007) que tem como centro o Pai Fundador, e lema “Na ousadia da Aliança, assume a missão!”, e dando seqüência, o Segundo Triênio (2008 – 2010), cujo tema central MTA, “Na Escola de Maria, missionários do Tabor!”. Em cima disso, foi feito uma breve reflexão de como a Família de Schoenstatt de São Bernardo do Campo celebrou estes triênios que passaram, e o que e como celebrarão este novo Triênio.

Com essa breve introdução aos dois primeiros triênios de preparação da Família de Schoenstatt Brasil para 2014, o Grupo de Casais realiza uma espécie de abertura deste último e novo triênio, cujo lema é “De Santuário a Santuário, Missionários da Aliança” (2011-2013), tem como tema central O Santuário. Nesta abertura, se enfatiza muito bem toda a rede de Santuários: Santuário Original, Santuário Filial, Santuário Lar, Santuário Coração, e toda a vida que é gerada a partir de cada um desses Santuários.

Após a abertura do Triênio, o Jumas aprofunda um pouco mais sobre o lema. Lembrando de algumas palavras do PE Kentenich, chama a todos o compromisso de, como Família, resgatar a imagem de Cristo na sociedade atual, buscar a imagem de Cristo transfigurado, de realmente buscar a missão que foi confiada ao Brasil, a missão de ser Tabor; e também nos dá o exemplo de um Santuário Coração, que se chama José Engling. E nas palavras do nosso Fundador, nos deixa claro por onde devemos ir: “O Caminho pelo qual Deus veio a nós, é o mesmo pelo qual nós devemos ir a Ele. Este caminho chama-se “Maria”. Além das palavras de nosso Pai Fundador, ainda é citado o Documento de Aparecida (V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe – 2007), onde a Igreja nos chama a ser Discípulos Missionários.

Somos chamados a ser Missionários da Aliança, portadores do Santuário Coração, a sermos Santuários Vivos, forjadores de uma nova ordem social, de uma nova cultura, a Cultura da Aliança.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.