Neste fim de semana 16 meninos se mostraram verdadeiros Heróis, valiosos guerreiros do Jumas Poços que provaram dignos de conquistar a Camiseta e os Lenços dos Pioneiros no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova.

Nos dias 05 e 06 de Novembro a Juventude Masculina de Poços de Caldas esteveem um ACAMPIOque contou com 16 pioneiros, sendo 8 do Grupo Guerreiros  de Maria dirigidos pelo Luis Felipe e 8 do grupo Pioneiros Lendários dirigidos pelo Rafael Flausino, e 10 ajudantes dos aliados, além da presença do Assessor Tito Parizotto, Seminarista dos Padres de Schoenstatt. Foi um fim de Semana bem intenso para os meninos, sendo que alguns deles nunca estiveram em um acampamento.

O Sábado teve aquilo que nunca falta em um acampamento, está pensando no futebol certo? Pois, está errado, não houve futebol e sim outras atividades bem diferentes dos acampamentos passados. Foram formadas duas equipes para a gincana, “Espadas de Maria” e os “Guerreiros Lendários de Maria” que durante o acampamento demonstraram garra e força para conquistar o troféu dessa vez, porém apesar do esforço de todos o verdadeiro campeão foi o “Espadas de Maria”.

Os meninos gostaram muito do “Luta na Lama” em que consiste em derrubar o outro em um buraco com lama e o “cabo de guerra no sabão”, contudo o tradicional “Pega Bandeira” e “Pega Lenço” foi muito bem apreciado, surgindo novos talentos nessas modalidades Olímpicas Schoenstattiana. Inclusive as provas de atitude como o “Cata Lixo”, “Fogueira Heróica” e “Equipe mais comportada” foram levadas bem a sério.

A parte da noite teve a conversa dos dirigentes e seus grupos, um terço especial no Santuário e o “Momento da Fogueira” com muita farra e algumas histórias em torno do fogo. E depois dessa clássica parte de todo bom ACAMPIO, ansiosos e um pouco temerosos pelo que havia de vir, chega a hora, foram dormir decepcionados sem saber o que os aguardava.

Quando todos estavam relaxando devido ao cansativo dia os dois dirigentes de pioneiros, acordam assustados os garotos, em seus rostos havia um semblante de preocupação, pois o Assessor não tinha voltado de sua oração da noite no Santuário. Ao encontrar o Tito descobrem que o Santuário estava trancado sem as chaves e a bandeira dos pioneiros, sumido. Os garotos se dividiram em dupla e por todo o terreno procuraram pistas de algo que poderia indicar o paradeiro dos símbolos. Juntando todas as peças de todo o quebra cabeça e inferir a mensagem descobrem o paradeiro de preciosos objetos.

Com o Santuário aberto e a bandeira hasteada deu-se inicio a Tribuna de Honra, com os meninos provando que sabiam as etapas abordadas durante todo o ano e que, não somente de aventuras vive o pioneiro, mas o conteúdo também importa.

No Domingo o tão esperado momento chegou. Com uma missa Presidida pelo Pe. Valdinísio no salão dos romeiros, ele salientou diretamente para os meninos a importância de estar na Escola de Maria e deixarem ser guiados por nossa Mãezinha. Houve a oferta das Conquistas, Lenços e camisetas, e a benção do Padre.

Depois da missa houve uma peregrinação até o Santuário, com os pioneiros e dirigentes, além dos Familiares dos meninos e representantes do Jumas Poços. Com os meninos do Grupo Pioneiros Lendários fazendo o Juramento a Bandeira e repetindo a Histórica frase “Esta foi a bandeira que eu escolhi, jamais a abandonarei, por Maria eu juro!” logo em seguida recebendo a camiseta das mãos do Assessor. Os integrantes dos Guerreiros de Maria que estavam esperando,  falando “Assim, eu farei” se mostraram dignos e receberam os lenços. Também teve o momento dos dirigentes conquistarem os Símbolos junto com o grupo, uma vez que eles não passaram pela etapa dos Pioneiros, entretanto se mostram dignos de prepararem tais.

É muito interessante analisar o crescimento do Jumas Poços sobre a perspectiva dos pioneiros, isso mostra que a Rainha da Renovação Heróica está presente em todas as partes do Ramo. Ela aceitou a missão de renovar através do Heroísmo de cada um, começando pelo dirigente e transmitindo ao Grupo. Agradecemos a todos que estão se empenhando em levantar esta juventude, aos dois dirigentes que conduziram os meninos à vitória, aos Assessores que acompanharam todo o processo, em especial ao Tito Parizzoto, se mostrando sempre presente para Poços de Caldas, a todos que contribuíram direta ou indiretamente e com Capital de Graças e Orações.

Otávio Henrique

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.