O I Encontro Nacional de Movimentos Juvenis trouxe muitas ideias para a volta dos schoenstattianos em suas cidades. Para que isto possa ser mais concreto, colhemos depoimentos de alguns schoenstattianos do Regional Sudeste que foram ao encontro para dizer o que viram, sentiram e pensam sobre nosso futuro juntamente à Igreja.

Veja abaixo alguns depoimentos:

Pe Alexandre

“O encontro foi uma experiência de Igreja e de Unidade. Estamos chamados a ser ‘Schoenstatt para a Igreja’ e a realizar a terceira finalidade de Schoenstatt: a ‘CAU – Confederação Apostólica Universal’. Encontros como esse são o espaço onde tudo isso pode acontecer. Este encontro mostrou que é possível trabalhar em unidade entre os diferentes movimentos juvenis. Além disso, o anúncio da JMJ para 2013 me deixou com o coração acelerado e com o fogo super aceso! Já estamos atrasados, mas isso dá um friozinho gostoso na barriga… temos muito o que fazer para receber o Papa e os jovens do mundo inteiro em nosso país! Minha impressão foi: a presença de Schoenstatt na JMJ 2013 já começou!”

Alessandra de Paula Lourençon

“O Setor Juventude chega para unir os carismas dos diversos e tão ricos movimentos e pastorais que a Igreja Católica tem. Quão importante se faz essa união se vermos tudo com os óculos do nosso Pai e Fundador que sempre quis a Família de Schoenstatt inserida na Igreja e batalhou muito para isso.

Este encontro proporcionou a unidade entre os jovens de do Brasil e o conhecimento dos diversos carismas, além da troca de experiência das diversas formas de evangelização dos jovens.

O que nós Schoenstattianos podemos somar nesta união? Muito. Passar a pedagogia Schoenstattiana, sua essência para outros jovens e receber o que os outros movimentos tem para oferecer, é uma troca de conhecimentos que enriquece a Igreja e faz ela crescer.”

Maike Nonicio de Andrade

“O Encontro Nacional dos Movimentos Juvenis foi sem duvida, marcado pelos diversos momentos de união e partilha que tivemos ao logo dos três dias que passamos juntos. Jovens discípulos, vidas unidas em missão, foi o tema do encontro. E através dessa frase discutimos e estudamos soluções para um plano evangelizador a nível nacional. Durante esse intenso trabalho, tivemos a oportunidade de conhecer e estar em contato com outros movimentos, podendo assim trocar experiências e adquirir uma maior dimensão sobre a igreja e os jovens que diariamente lutam e se entregam pela missão de Cristo.

Estivemos durante esse encontro em um ambiente muito agradável, onde aspiramos tudo que a igreja proporciona para os jovens de diversos movimentos e diferentes regiões do Brasil, tendo assim um encontro marcado pela diversidade, onde nos comprometemos a unir forças para a evangelização. Com uma participação muito atuante dos jovens que representaram o movimento de Schoenstatt, pude perceber a importância e os grandes desafios que o nosso movimento terá nos próximos anos. Este encontro marcou de vez a atuação de Schoenstatt na igreja, potencializando o nosso compromisso, aumentando assim a nossa responsabilidade, mas ao mesmo tempo demos mais um passo para continuarmos fortes e perseverantes na missão que Cristo deixou para o nosso Movimento.”

Marina Cruz

texto no link: http://jufematibaia.blogspot.com/2010/12/primeiro-encontro-nacional-dos.html

Além disso, a Secretaria Naacional ainda deve a síntese do Documento 85 da CNBB na seção de documentos do site, como foi prometido. Em breve, disponibilizaremos!

Um Feliz Natal a todos!

Até mais!

Secretaria Nacional

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.