Cássio Leal, Brasil. A Juventude Masculina do Jaraguá em São Paulo, retomou suas atividades como Ramo no dia 07 de março, dando as boas-vindas ao novo assessor do JUMAS, Pe. Alexandre Awi que celebrou novamente uma missa somente para o Ramo, uma tradição que foi se perdendo e que agora é retomada. O novo assessor trás um novo fôlego para a Juventude Regional e muita disposição para colocar a casa em ordem.

A Juventude Masculina do Jaraguá celebrou sua missa de Ramo no último domingo de manhã, dia 7 de março, recebendo de braços abertos o novo assessor Regional, Pe. Alexandre Awi. Essa missa marca uma nova etapa na vida da Juventude Masculina e um renascimento para o Jaraguá e também para outros ramos do Regional, que estavam um abandonados. O Pe. Alexandre que trabalhou com a Juventude do Paraná durante 8 anos, chega agora à São Paulo e trás consigo a esperança de novos tempos para o JUMAS.

O Santuário do Jaraguá ficou cheio para a missa de Ramo do JUMAS que não acontecia há muito tempo. Os grupos mais novos encheram o Santuário e marcaram presença na missa. O Pe. Alexandre se apresentou e disse que esperava com ansiedade e alegria aquele momento de celebrar a Santa Missa com o JUMAS, assim como Jesus também esperou com muita expectativa a celebração da Páscoa com os seus discípulos. Após a apresentação do assessor, cada grupo também ficou de pé e se apresentou ao padre. Cinco estudantes dos Padres de Schoenstatt também participaram da missa, um dia antes da viagem deles ao Chile, onde iniciaram a faculdade de Teologia e Filosofia.

A Juventude é o Fogo do Cristo

Na homilia, o Padre Alexandre fez referência à zarza ardente de Moisés na primeira leitura, comparando-a com o fogo do Cristo que atrai a Juventude ao Santuário, fogo que agora faz parte do Ideal Nacional do JUMAS conquistado em 2009: “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!”. Ele disse que cada um leva consigo o fogo de Cristo e que agora, é preciso juntar os gravetos e a lenha para que o JUMAS possa aumentar e fazer uma grande fogueira para arder com mais força. Providencialmente o Evangelho falava da parábola da figueira e desta forma, o novo assessor disse à Juventude que Deus também está pedindo os frutos da sua juventude: “A vontade de Deus é que a nossa figueira dê muitos frutos, que possamos trabalhar juntos. Confio na Juventude, deixemos de olhar para trás, vamos esquecer as nossas diferenças e os erros do passado, olhemos para o futuro. Tenho certeza que a Mãe de Deus quer algo grande desta Juventude”.

No final da missa, o Pe. Alexandre fez a entrega de fitas com o Ideal Nacional descoberto em novembro de 2009 e proclamado neste mesmo Santuário. O Jaraguá foi o primeiro ramo a receber essa pulseira com o Ideal do JUMAS Brasil e o padre disse que somente aqueles que estivessem realmente comprometidos com os ideais da Juventude usassem a pulseira no braço.

Após a consagração à MTA e a benção final, todos saíram do Santuário cantando o hino de Franz Reinisch ao redor da Pira de José Engling, onde a Juventude mostrou toda a sua força e entusiasmo.

Para terminar, o assessor fez uma reunião com todo o ramo para escutar as expectativas e os anseios de cada um para esse ano de 2010 que marca uma nova fase e um reinício da vida na Juventude.

httpv://www.youtube.com/watch?v=rwg11H1Xo9U

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.