Nos dias 14 e 15 de maio a Juventude Masculina do Jaraguá realizou seu encontro de ramo, evento que não acontecia há 3 anos e que trouxe um novo ânimo e renovação na vida do Ramo. O tema do encontro focou o JUMAS em construção, já que a reforma e reconstrução da casa da Juventude é o projeto que está movendo o ramo nos últimos meses e que seguirá adiante pelo novo líder e conselho de ramo que assumiram também essa tarefa.

O final de semana dos dias 14 e 15 de maio foram dias de formação, reflexão e planejamento para a Juventude Masculina do Jaraguá em São Paulo. O Ramo não realizava um encontro há três anos e aproveitou essa ocasião para refletir sobre a construção de sua casa em reforma, mas também a “construção do homem novo”. Às 8h00 da manhã a Juventude reuniu-se no Santuário Sião do Jaraguá para iniciar seu encontro com uma oração e uma reflexão sobre a leitura da bíblia no livro de Mateus, capítulo 7, onde cita-se a construção da “casa sobre a rocha”. Após essa vivência no Santuário, a Juventude partiu rumo à cidade de Jundiaí, onde estiveram em um sítio durante todo o final de semana para a realização do encontro, acompanhados pelo assessor regional Pe. Alexandre Awi e de alguns noviços dos Padres de Schoenstatt que também ajudaram na cozinha e na organização do evento.

Conhecendo a própria história

Através de dinâmicas os jovens puderam conhecer um pouco sobre a história da Juventude do Jaraguá, a construção da casa e sua importância para a formação e crescimento do JUMAS. Falou-se também sobre a Geração Missionária, tema que vem sendo bastante abordado no Ramo.

Alguns membros mais antigos do JUMAS e também ex-membros falaram e deram seu testemunho sobre a casa que a geração atual quer reformar e reconquistar. À noite, durante a missa, recordou-se que neste ano em que a Família de Schoenstatt celebra o “ano do Pai”, o Brasil vai receber a visita do “Símbolo do Pai” e que como Juventude Masculina esta geração quer experimentar a paternidade do Pai Fundador, para arder com o Fogo da Missão como “pais protagonistas” de uma cultura da Aliança, em unidade internacional.

Eleição do novo líder

No domingo de manhã foi realizado um Fórum onde o JUMAS se dividiu em grupos para traçar metas, pensar nos pontos fracos e fortes e nos objetivos para o futuro do Ramo. Após o almoço e durante a missa, realizou-se a eleição do novo líder de Ramo, onde se elegeu o estudante de Engenharia Elétrica Diego Banuth que estará à frente da Juventude por 1 ano dando sequência no trabalho de organização do Ramo e em projetos que já vinham sendo realizados, como a reforma da casa.

E como o brasileiro é louco por futebol, o encontro do JUMAS terminou com o jogo da final do campeonato paulista que muitos aproveitaram para ver juntos no sítio, antes de retornarem às suas casas.

A Juventude Masculina agradece o trabalho realizado pelo líder anterior, Almir Cordeiro (que a MTA o recompense!), e deseja muitas bênçãos e perseverança ao Diego Banuth e ao novo conselho na condução do Ramo.

Por: Cássio Leal

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.