No dia 02 de março de 2008, a Família de Schoenstatt de Caieiras realizou o seu Congresso de abertura do ano.

O Congresso começou por volta de 14:00h com a Retrospectiva 2006 da Família que teve o tema central: A conquista do terreno e da ermida. Logo em seguida, o Pe. Antonio Bracht fez uma palestra sobre os temas discutidos no Congresso de Outubro de 2007 em Atibaia, enfocando principalmente a “Escola de Maria”.

Logo depois se fez uma pausa para um cafezinho e em seguida a Família dividiu-se em grupo para discutir os próximos passos e o lema para o ano de 2008.

Depois de coletadas todas as informações o conselho da Família de Schoenstatt se reuniu para consolidar o lema e definir o capital de graças e o próximo passo no desenvolvimento do terreno. O JUMAS estava representado pelo José Henrique, líder do JUMAS-Caieiras.

Enquanto isso, os outros membros da família participaram de uma dinâmica onde os grupos divididos disputavam um jogo de mímica. Uma pessoa sorteava uma palavra que foi dita na palestra e tinha que fazer a mímica para os outros acertarem. Foi muito divertido e no fim todos ganhavam uma pequena lembrancinha.

Após muita discussão, chegou-se a formulação do lema: “Corações unidos, muralha viva!” E o enfoque do ano será a construção do muro em torno no terreno. O capital de graças ficou definido que a cada visita ao terreno se conquista um bloco para construção do muro. Na impossibilidade de ir fisicamente ao terreno diariamente, pode-se fazer a visita espiritual rezando um terço. O objetivo da conquista espiritual são 15.000 blocos.

O congresso foi encerrado com a missa da paróquia às 19:30h celebrada pelo Pe. Antonio Bracht.

O JUMAS esteve presente em todo o congresso, participando e animando junto com a Fátima Gabrielli a Família com algumas músicas.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.