No domingo do dia 18/01/2020 se iniciou a Missão Cristo Tabor 2020, ela durou cerca de 1 semana, vindo a terminar na missa do dia 25/01/2020, no sábado, e os jovens do JUMAS Brasília marcaram presença nessa missão tão importantes.

Foram, ao todo, 5 jovens do JUMAS Brasília para essa MCT. Porém, antes de irem para São Sebastião do Paraíso, local das missões, eles foram para casa do JUMAS no Jaraguá para encontra o resto do JUMAS Sudeste. Juntos, chegaram em São Sebastião do Paraíso no sábado, mas só começaram a missionar no domingo.

O missionários foram divididos em duas comunidades: a comunidade São Judas e a comunidade Santo Antônio. Nisso, parte do JUMAS Brasília ficou na São Judas, ficaram 3 nessa paróquia, e parte na Santo Antônio, os outros 2 ficaram nessa.

Ambas as paróquias, por causa da presença dos missionários, estavam com uma programação especial. Nessa programação, ambas estavam tendo terço e missas todo dia, do domingo até a sexta.
Essas missas tinham intenções especiais que iam mudando com os dias. A de domingo foi voltada para as famílias, a de segunda para os enfermos, e assim por diante até sexta. Também, no decorrer dos dias, foi rezado pelos falecidos, trabalhadores, crianças e jovens.

Além dos terços e missas, ainda havia oficinas nas duas comunidades. Essas oficinas podem ser definidas como formas descontraídas de evangelizar. Tinha 3 oficinas, em cada comunidade, são elas: oficina de criança (com mais brincadeiras), oficinas de jovens (com vivências e músicas) e oficinas de adultos (com uma roda de conversa). Vale dizer que a oficina dos jovens, no último dia, foi a uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), ou seja, um asilo ou um “Lar dos velhinhos”

A semana ainda teve tempo para uma ação apóstolica que ocorreu na quinta feira. A comunidade Santo Antônio visitou o orfanato Pedacinho de Céu. Já a comunidade São Judas foi para o Asilo São Vicente de Paulo

No último dia de missões também ocorreu um luau organizado pelos próprios missionários com o objetivo que agradecer a comunidade que separaou um momento do dia para receberam eles tão bem durante a semana. Também tinha o intuito de juntar todos da comunidade e ter um momento de partilha e adoração através de músicas e vivências

Desde a chegada em São Sebastião do Paraíso, a juventude masculina estava tendo momentos de vivência e oração entre eles todos os dias. Já o dia de sábado foi reservado para limpeza do local onde as comunidades ficaram e um momento de partilha de experiências de cada um.

A missa de sábado foi a última celebrada em São Sebastião do Paraíso com a presença do JUMAS, já que, após ela e um momento de confraternização, eles voltaram para a casa do Jumas em São Paulo, chegando só no domingo. Depois de lá, os 5 brasilienses voltaram para casa também

Essas missões, novamente, foram um momento de muita entrega, dedicação, doação, felicidades e recompensa. Para muitos essa MCT 2020 foi a primeira missão e ela deu um ótimo exemplo de o quão bom é a MCT, deixando muitos com o sentimento de “quero participar de mais uma”.

Sobre o Autor

Iniciado em 31 de Julho de 2011 e fundado em 27 de Setembro de 2014, o JuMas Brasília engloba toda a área do Distrito Federal, e sua sede é no Santuário Tabor da Esperança.