No dia 07 de maio de 2011, a Juventude Masculina de Schoenstatt de Jaboticabal e Taquaritinga selaram a Aliança de Amor com a MTA no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa, em Araraquara. O grupo se preparou por mais de dois anos para que esse dia chegasse, passaram vários jovens no grupo durante esse período, mas somente doze foram escolhidos pela Mãe para selar a primeira Aliança de Amor do Jumas da Diocese. Esses doze, portanto, se tornaram os fundadores do Jumas na Diocese de Jaboticabal e são eles: Agnaldo, Bruno, Felipe, Fransergio, Leandro, Lucas Financi, Lucas Panosso, Lucas Polaquini, Renan, Silvio, Vinicius e Willian. O dirigente que os conduziu durante a preparação foi  Sigmar Girotto.

Os rapazes iniciaram o retiro da Aliança no dia 06, conduzido pelo Pe. Alexandre Awi Mello, seminarista Tito e Filipe Araujo da Juventude de Araraquara, com a revisão do Primeiro Documento de Fundação, as Histórias das Alianças e a Renovação das Promessas do Batismo.

No dia seguinte, o Filipe deu seu testemunho sobre sua Aliança de Amor, houve a liturgia penitencial para iniciar as confissões, Rito da Renovação das Promessas do Batismo, e a elaboração pessoal da Oração da Aliança, dedicada à MTA.

Ao anoitecer, antes da Missa da Aliança aconteceu um momento de concentração onde os meninos rezaram o terço dedicado a MTA. Nesta missa, cada jovem que selaria a Aliança, levou ao altar uma vela, em forma de coração, para simbolizar a troca de corações com a MTA.

Foi oferecido o Capital de Graças para esta Aliança, e também houve a conquista da Patena da Pira do Santuário pelo Jumas de Araraquara, Taquaritinga e Jaboticabal. Foi oferecido, ainda, à MTA, uma casa inacabada, de madeira, feita pelos meninos. Simbolicamente, o acabamento da casa ficará a cargo de cada jovem que a terminará durante suas vidas. Por isso a importância de fazer boas escolhas, cada boa escolha na vida, será um bom acabamento para a casa.  Foi oferecido também uma rocha à MTA, representando a fortaleza, onde os jovens devem construir suas casas. Assim, os ventos podem soprar e as enchentes chegar, mas a casa não será destruída, pois foi construída na rocha.

Na Missa da Aliança estavam presentes os familiares dos jovens, amigos, o Jumas Araraquara e pessoas que fazem parte da família de Schoenstatt. Para celebrar ao lado do Pe. Alexandre, estava presente o Pe. Marcelo Adriano Cervi, principal incentivador e responsável por ter apresentado o movimento a esses meninos.

Foram momentos inesquecíveis na vida destes jovens.

Esse dia ficará guardado no coração de cada integrante do Jumas para a vida inteira.

“VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR”

 

Por: Leandro Dozono Yokoo – Jumas Jaboticabal/SP

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.