A favor da Vida

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou uma carta de convocação a todos os bispos do país para que realizem uma vigília na noite desta terça feira, pois na próxima quarta-feira, dia 11, acontecerá o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de legalização do aborto de anencéfalos – caso em que o feto possui má formação do cérebro.

O presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pediu que todas as paróquias na cidade do Rio de Janeiro organizassem a vigília. Segundo Dom Orani, a decisão do STF “é uma medida muito séria que compromete o valor da vida e do país”.

Na carta a CNBB defende que a vida deve ser respeitada acima de tudo, independente das estimativas do tempo de vida que forem feitas . “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (…)Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis.  O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10), insistentemente, pede,  que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.

Vigília pela JMJ

No dia 13 os jovens são chamados a estarem novamente em unidade para o encontro de adoração a Jesus Sacramentado. A Santa Missa será presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio, e contará ainda com a presença de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

A vigília começará às 22h, e terminará às 6h de sábado. A Igreja fica na Praça Cardeal Leme, nº 11, no Centro do Rio. A vigília, que é acompanhada por jovens de várias parte do país e do mundo será transmitida ao vivo pelo site aovivo.redentor.tv.br.

E você?

A iniciativa de adoração no Rio é algo muito importante para colocar nas mãos de Deus toda a JMJ 2013. Mas e o seu ramo, o que está fazendo pela JMJ? Que tal fazer uma adoração mensal no Santuário pela JMJ? O importante é não ficar parado e entregar capital de graças pela Jornada! Agitem iniciativas nos respectivos ramos, registrem e publiquem no Site do JUMAS.

 

Fontes: 

http://www.rio2013.com/pt

http://www.cnbb.org.br/site/

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.