Rumo a 2014

Dezembro 2012 – Número 13

“A estratégia para cumprir a missão é clara e realista. Trata-se de enfrentar os grandes desafios nos pequenos espaços onde se vive e se convive com as outras pessoas. Ali, cada um é responsável e é ali que se devem multiplicar os talentos recebidos. As circunstâncias histórias podem facilitar ou entorpecer o exercício dessa responsabilidade. Porém, nunca a eliminam. O portador da missão deve estar possuído pela tarefa recebida. Porém, também deve ter clareza em seu autoconhecimento. Deve saber em que seu próprio ser consiste. Na missão de Schoenstatt, essa tarefa tem um nome e um rosto concreto: Maria.” Pe. Ángel Strada, Jornada e delegados, Argentina.

Editorial
Caros Peregrinos Saudações de Advento do Santuário Original. Para mim não há nada mais bonito do que estar no Advento no Santuário Original – a luz das velas do advento, a preparação da decoração para as festas,.. e sim, muita neve. No meio deste inverno maravilhoso a equipa 2014 encontrou-se para rezar em conjunto na grande “expectativa” de 2014. O P. Stefan esteve em várias reuniões com membros do nosso movimento da América do Sul e da Europa e pude partilhar as experiências em África e na India. Por todo o mundo existe a “febre” de 2014 – muitas iniciativas, expectativas, esperanças… claro que tivemos de falar dos elementos da nossa celebração em 2014 no Santuário Original, o processo, o preço e muito mais. Foi excelente reunir factos concretos, sugestões e desafios e planear os passos a dar para o nosso trabalho nos meses mais próximos. Tem-se a sensação de que algo especial vai acontecer na execução deste trabalho. Lembro-me de mudar para o Gabinete 2014 em Janeiro – estava sozinho – é claro que agora já não estou – os escritórios estão cheios, os telefones tocam – e a internet é demasiado lenta para nós. A esperança está a tornar-se real… 2014 já não é mais um sonho distante – é um chamamento para todos nós para nos unirmos e partilharmos a riqueza do carisma do nosso Fundador. Enquanto nos preparamos para o milagre da Noite Santa – vamos rezar uns pelos outros para que sejamos o milagre para a Igreja e para o Mundo em 2014. Desejando-vos todas as bênçãos nas vossas celebrações e que caminhemos juntos no Ano Missionário, o Ano da Fé.

A bênção de Deus, Pe. Andrew Pastore

Inscreva-se – Click aqui

A cada passo de nossa peregrinação
Todos os que passam pelo Santuário em Kearsley/Inglaterra, podem ler no arco sobre a porta: Ano da Fé – Ano da missão: Porta Fidei (Porta da Fé).  “A porta do Santuário vive sua ‘missão’ de ser, realmente, a porta da entrada da fé”, comenta um dos Padres de Schoenstatt responsável pelo Santuário.  É um símbolo muito bonito para este Advento missionário 2014 e Advento de nossa peregrinação rumo a 2014, que pode ser visto, de fato, como uma “Noite Santa”, como o renascimento de Schoenstatt, em humildade compromisso missionário com o carisma do Padre Kentenich para a renovação da Igreja e do mundo.

Advento missionário:  em atitude de Advento, atitude de espera e de preparação, atitude de renovação e anúncio profético, atitude de Maria no Magnificat, como milhares e milhares de missionários da Aliança de Amor que somos, peregrinamos rumo a Belém, onde a pequenez e a simplicidade nos são presenteadas como o caminho – o melhor – escolhido por Deus para nos levar à plenitude para a qual nos criou e redimiu: cada um de nós, toda a Igreja, Schoenstatt…  Este Advento 2012 é um Advento Missionário, Advento do Ano da Fé, Advento do Ano da Corrente Missionária, quando se sente o chamado para oferecer a aliança vivida – com alegria e humildade – como presente para a Igreja de nosso tempo, quando nos questionamos a respeito de como levar a Boa Nova, o Evangelho, ao homem de hoje, desde o mais sofisticado intelectual ao mais simples trabalhador agrícola, tanto nas vilas como nas novas sociedades e nações…

Durante este Advento missionário, milhares de jovens de nossa Juventude de Schoenstatt se preparam para sair em missões.  Em janeiro, apenas na Argentina, mais de 1000 jovens – rapazes e moças – irão a oito cidades; as missões familiares serão realizadas em quatro lugares diferentes, acompanhadas por centenas de pessoas que se unem à corrente missionária, oferecendo orações e contribuições ao Capital de Graças pelas missões – ações missionárias que envolvem e vinculam as mais fortes e dinâmicas iniciativas do Movimento de Schoenstatt.

No Brasil, mais de um milhão de homens fazem parte do “Rosário dos Homens da Mãe Três Vezes Admirável”, inspirados pela oração e pelo compromisso social, pela santa vida de João Pozzobon.  Recentemente, um Bispo brasileiro apresentou essa iniciativa como uma das grandes esperanças para a Igreja naquele país, graças à vida que desperta nas paróquias.

Todas as grandes iniciativas começam com e dependem de agentes da nova evangelização, cada uma das pessoas.  “Se algo é de Deus, um só homem pode mudar o mundo”, disse João Pozzobon.  Um homem de um pequeno povoado da Argentina visitou seu filho no Chile e conversou com um dos Madrugadores de lá.  O testemunho que esses homens dão na oração da manhã, em santuários ou paróquias, despertou nele um fogo ardente.  De volta para sua casa, convocou vários amigos e, juntos, começaram um grupo de Madrugadores que se reúne uma vez por mês na ermida, dando um impressionante testemunho de religiosidade masculina.

Um pequeno grupo de jovens advogados em Roma – alguns deles membros do Movimento de Schoenstatt e outros que têm encontrado nos primeiros sua inspiração – organizaram um retiro de Advento de dois dias para seus companheiros.  Apesar de muitos obstáculos, não se deixaram abater – e foram recompensados com uma maravilhosa experiência de fé e comunidade.

Um novo grupo da Juventude Masculina de Schoenstatt do Paraguai quer se preparar para sua Aliança de Amor por meio de um alcance social e missionário.  Decidiram visitar um hospital público local que atende as pessoas mais pobres, levando-lhes alegria e testemunho de fé, por meio de suas canções, orações e seu tempo para escutar os doentes.  Apesar de se depararem com tanto sofrimento, pobreza e miséria – uma experiência difícil para todos – estão dispostos a continuar a ação missionária…

Uma professora aposentada do Texas – que encontrou Schoenstatt através da Internet – fez um esforço para conseguir uma Imagem da Mãe Peregrina e dezenas de estampas da MTA, que foram bentas durante uma Missa no Santuário Original – para levar aos detentos de uma penitenciária local.  “Tenho guardado as estampas para oferecer como presentes de Natal e queria preparar uma apresentação especial.  Meu esposo tem feito moldura para algumas das imagens e pensamos em ficar com essas para dá-las aos presos que logo poderão sair da prisão, para que levem essas estampas com eles…”

Cada gesto missionário conta… para fortalecer e inspirar outras pessoas, reacender novamente, aqui e ali, o fogo missionário.  Na preparação deste Advento missionário rumo a 2014, guiados pela Mãe Peregrina e pela Cruz da Unidade, hoje existe uma crescente consciência dos projetos apostólicos, fruto da Aliança de Amor, que se convertem em uma “herança comum” de todo o Movimento, fonte de fogo missionário e de alegria e orgulho para todos.  Famílias da Costa Rica levam o Fortalecimento Matrimonial – um projeto apostólico comprovado, do campo de Casamento e Família – ao Equador, regressando dos projetos ainda mais emocionados que antes.  Uma senhora do Ramo das Mães da Alemanha se sente parte do projeto Dequení do Paraguai; tanto que busca patrocínio para contribuir com um dos objetivos dessa Fundação: dar a cada vez mais crianças a oportunidade de irem para a escola.  Uma missionária do Brasil lê sobre a Via Matrimonial, projeto desenvolvido na Hungria, e se entusiasma tanta que quer que esse projeto chegue a ser conhecido em seu país, o mais rápido possível… Alguns homens da Alemanha, que desejam um novo surgimento dos Ramos masculinos, se emocionam com o que têm escutado a respeito dos Madrugadores do Chile e do Rosário de Homens no Brasil… se eles podem, por que nós não podemos também?

O Natal se aproxima rapidamente e assim também o ano de 2014.  Estaremos preparados?  Todas as “obras em construção” estarão prontas para 2014 – como promete um cartaz em Manchester: “Fim das obras em 2014”?  Não.  Nem sequer Maria teve tudo pronto para o nascimento de Jesus, devido a tantas mudanças de planos… Porém, Ela estava preparada para o nascimento de Jesus quando Ele quisesse vir, e esteve preparada para todos aqueles que quiseram ir visitá-lo.  Nosso Santuário é nossa Belém.  Não vamos ter tudo pronto para o Natal, nem para 18 de outubro de 2014.  Entretanto, os caminhos estão preparados para o que Ele nos promete.  Talvez a pequena placa com o nome de uma peregrina missionária e com o lema: ‘Tua Aliança, nossa Missão – 2014’, colocada na Basílica da Natividade em Belém durante este Advento missionário, possa ser uma ocasião e um convite para rezar por todos os missionários peregrinos nesse lugar de graças.  O ano de 2014 já chegou.  Já chegou em Belém, esse lugar que foi escolhido por Deus para ser, para sempre, um sinal da promessa a todas as pessoas de todas as gerações – a promessa do Emanuel, Deus conosco e Deus entre nós.

Carta da equipe de
“Já se inflamaram os seus corações” Convite Peregrinação internacional a Schoenstatt de 16 a 19 de Outubro de 2014 Celebraremos a Aliança de Amor no dia 18 de Outubro de 2014, no mesmo dia e no mesmo lugar onde tudo começou há 100 anos. A celebração jubilar tem a forma de uma grande peregrinação internacional. Tal como os jovens em 1914, nós colocamo-nos hoje à disposição de Maria. Renovamos a Aliança de Amor com a plena confiança de que as graças do Santuário continuam a fluir e a fazer aprofundar em muitas pessoas a experiência central da fé cristã: Deus, Tu estás aqui. Tu amas-me. Tu dás sentido à minha vida.

Programa em Schoenstatt Quinta-feira, 16.10.2014 Durante todo o dia Os países visitam o Santuário original Sexta-feira, 17.10.2014 Durante todo o dia Celebração da Eucaristia em diferentes idiomas À noite A noite do Santuário: Vigília no anfiteatro e no Santuário Original Noite da juventude

Sábado, 18.10.2014 O grande dia da Aliança Celebração com convidados da Igreja e da sociedade

De manhã Missa solene À tarde às 5.00h – na hora histórica Celebração da Aliança de Amor À noite Festa da Família

Domingo, 19.10.2014 Durante todo o dia Celebração da Eucaristia em diferentes idiomas Encontros internacionais por comunidades

Todos os dias Tendas da cultura de Aliança (Juventude, famílias, pedagogia, Igreja, nova ordem social: Apresentação de projetos de todo o mundo; forums, encontros, intercâmbio; Programa infantil; ofertas culturais. Peregrinação ao Santuário original e oração Oração no túmulo do Padre Kentenich Centro espiritual na Igreja da Adoração: meditações, possibilidade de confissão, adoração eucarística. Encontro com a vida e com a história do Movimento de Schoenstatt; visita aos lugares históricos.

¿

    • Dentro dos próximos meses, enquanto nos preparamos para o encontro dos responsáveis das Tendas em Março de 2013, haverá um desenvolvimento e crescimento das “tendas virtuais”, que poderão ser encontradas em schoenstatt.org. Os projetos são apresentadas no idioma original e estão a ser agora traduzidas para que muitos possam vivenciar desde já a vida que surgiu da Aliança de Amor: iniciativas apostólicas que mostram – em muitos países- uma Cultura de Aliança na vida quotidiana.

Tendas Temáticas da Aliança: Serão lugares onde todos os projetos- dos diversos campos de apostolado em todo o mundo – poderão ser apresentados e vivenciados. As dádivas de Aliança, que cada país trará, são os projetos apostólicos que desenvolveram a partir da Aliança de Amor. Documento de Trabalho 2014

Decorar o arco da porta do Santuário: uma contribuição para Fogo da missão A Juventude Masculina internacional vive, desde o ano de 2008, uma grande corrente chamada Geração Missionária 2014. A cada ano, focalizamos um dos 4 pilares dessa GN: o Protagonismo, a Unidade Internacional, o Fogo da Missão, a Cultura da Aliança. Neste ano, queremos, de forma especial, que nosso FOGO ARDA. http://www.schoenstatt.org/pt/news /1241/143/Fogo-da-missao.htm

o Ano da Fé e o Ano da Missão A origem desta inovação vem da WYD que teve lugar em Toronto, Canadá em Julho de 2002 e do Santuário em Constancia, Cidade do Cabo, África do Sul. http://www.schoenstatt.org/pt/news /1246/143/Decorar-o-arco-da-porta-do-Santuario-uma-contribuicao-para-o-Ano-da-Fe-e-o-Ano-da-Missao.htm

A Peregrina Original retoma sua caminhada para 2014 A Imagem da Peregrina Original de João Luiz Pozzobon é inabalável em sua missão. Após ser restaurada, pelo acidente sofrido em sua caminhada pelo Brasil, ela retoma a Peregrinação pelo Tabor, para convocar seus filhos para a participação no grande jubileu centenário da Aliança de Amor. http://www.schoenstatt.org/pt/news/1237/143/A-Peregrina-Original-retoma-sua-caminhada-para-2014.htm

Published by

Fr. Andrew Pastore Schoenstatt International Communication Office 2014 Pater-Josef-Kentenich-Str.1 56179 Vallendar Germany – Deutschland – Alemania E-Mail: [email protected] Web: www.schoenstatt2014.org

Contacts

P. Stefan Strecker [email protected]

Schw. M. Luciane Machens [email protected]

Fr. Andrew Pastore fr.andrew@schoenstatt2014

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.