Adoração eucarística na JMJ

Mais de 50 igrejas abertas e com atividades de adoração por toda a cidade

Madrid, 22 de Junho de 2011.- As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram com o desejo de propor às novas gerações com renovado entusiasmo os tesouros da fé: a beleza da mensagem cristã, a eucaristia, a confissão… Por isso a adoração eucarística será um dos pontos centrais também da JMJ.

No dia 20 de Agosto terá lugar a Vigília de oração dos jovens com Bento XVI, no Aeródromo de Cuatro Vientos. O Santíssimo será exposto na Custódia de Arfe, uma obra-mestra da ourivesaria espanhola com 500 anos de história, que é conhecida por sair na procissão do Corpus Christi pelas ruas de Toledo.

Parte da programação da JMJ inclui atos de adoração eucarística. Mais de 50 igrejas no centro da cidade, terão vigílias de adoração e oração. Também se celebrarão em espaços públicos como no Parque do Retiro. Ali haverá uma tenda, a cargo das Missionárias da Madre Teresa, para que os jovens se possam acercar e adorar Jesus exposto na Custódia, das 10:00 às 00:00 horas.

Diversidade de movimentos e idiomas

São muitos os movimentos e instituições da Igreja Católica que têm momentos de adoração: Schoenstatt, a família Dominicana, os maristas, Regnum Christi, os focolares, os Cursilhos de Cristandade, a Ordem dos Escolápios ou a de São João de Deus.

Alguns destes atos de adoração estarão combinados com outras iniciativas: música, concertos… A Comunidade Chemin Neuf terá um momento de oração, e depois irá evangelizar mediante coros musicais que convidarão as pessoas a unir-se e que convergirá na Praça do Oriente.

A Praça de Espanha se converterá num canteiro de exposições da mensagem cristã. O Festival Anuncio, juntamente com a Renovação Carismática se encargarão da animação espiritual. Nesse recanto de Madrid estarão as relíquias de santa Teresinha de Lisieux, para sua veneração pública.

Como surgiu a iniciativa

Durante a JMJ de Roma no ano 2000, o então Papa João Paulo II pediu que se mantivessem as igrejas e templos em Roma abertos com o Santíssimo exposto.

Desta forma os jovens poderiam encontrar diversos momentos e lugares para interiorizar as vivências e emoções da Jornada à luz da Eucaristia. O resultado foi surpreendente. Igualmente surpreendeu a ininterrupta procissão de jovens que procurava reconciliar-se com Deus no sacramento da Confissão. Também por iniciativa de João Paulo II, o recinto do Coliseu foi preparado para esse efeito.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.