Em 27 de outubro de 2012, celebramos o centenário da pedagogia do Pe. José Kentenich. Ao mesmo tempo, a Família de Schoenstatt brasileira foi brindada com o lançamento da tradução para o português do livro “Sob a proteção de Maria”, do Pe. Ferdinand Kastner, obra do longínquo ano de 1939, quando se iniciava a II Guerra Mundial e o Pe. Kentenich já apontava, há muito, os riscos e erros do nazismo.

Esta grande obra nos coloca no berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt: são 29 palestras dadas pelo Pe. Kentenich de 27 de outubro de 1912 até a Aliança de Amor de 18 de outubro de 1914, além de relatos da crônica do seminário e cartas de colaboradores próximos do Pai e Fundador. Mais que conhecer a história da fundação, o livro possibilita avaliar, 100 anos depois, a dimensão da sabedoria pedagógica daquele diretor espiritual.

O livro trata do programa de autoeducação e formação definido pelo Pe. Kentenich em 1912 em conjunto com os seminaristas, seguindo pela formação ética e religiosa, pela vinculação ao Santuário e o serviço à Igreja.

Em especial, para a Juventude Masculina, chama atenção a atualidade da visão do Pe. Kentenich quanto à formação do caráter e como suas palestras são adequadas à purificação ética; podemos dizer, inclusive, que a atualidade é maior que há 100 anos, porque os desafios que o Pai Fundador percebia no início do século XX se espalharam pelos cinco continentes e se acentuaram com a globalização e a cultura de massa.

Por fim, destaca-se uma passagem que nos projeta para 2013 (ano da Missão no Movimento, ano da Fé na Igreja, JMJ e Ignis): Vejam o Pe. Kentenich explicar o que fez surgir a Associação Missionária:

“Como aconteceu isso? – Bem, joga uma fagulha num barril de pólvora e o combustível explode com violência. Da mesma forma, a missão desperta o herói, desperta o idealismo em todo o jovem católico para o qual a religião seja um anelo íntimo do coração, seja espírito e vida. O cristianismo é celebrado com razão como fonte inexaurível dos mais elevados, nobres e motivadores ideais, capazes de atrair, inflamar, entusiasmar qualquer idade, qualquer estado de vida, qualquer gênero. Porém todos estes ideais têm sua culminância, produzem sua flor mais delicada e mais nobre, despertam a força mais irresistível – capaz de libertar da vinculação sensual, de elevar o coração e toda a pessoa e de impeli-la para a feliz proximidade de Deus – no ideal missionário devidamente compreendido e coerentemente realizado. “A missão é o idealismo do cristianismo.” Por isso o interesse pela missão e a atividade missionária podem ser considerados a medida do idealismo. É esta a chave para descobrir por que quase todas as profissões e estados de vida estão superlotados enquanto se sente ainda grande falta de missionários, de irmãos e irmãs missionárias. É aqui que devemos procurar o motivo por que tantos católicos ainda se conservam à margem e não manifestam compreensão para a tarefa “mais importante” do século XX. Sua fé é apenas aparente. Seu coração está vazio, ressequido e desprovido de qualquer ideal.”

Isso mostra claramente que os ideais de Schoenstatt, desde 1912, nos conduzem necessariamente para a missão. A Juventude de Schoenstatt de todo o continente se reuniu em julho na cidade de Córdoba, na Argentina, para o Congresso Missionário. A conclusão a que se chegou foi: “Schoenstatt não faz simplesmente missões, Schoenstatt é Missão.”

VOCÊ SABIA???

Do mesmo modo que Schoenstatt é Missão, também é pedagogia. Não temos uma pedagogia, mas nossa própria maneira de ser pressupõe uma educação. A pedagogia de Schoenstatt, fundada pelo documento de Pré-Fundação de Schoenstatt, de 1912, traduz a filosofia de educação do Pe. Kentenich, especialmente com o lema: “Sob a proteção de Maria, queremos aprender a auto educar-nos para sermos personalidades livres, firmes e apostólicas”. Esta frase que está presenta no Documento de Pré-Fundação vem acompanhada também por outra forma de compreender a pedagogia de Schoenstatt: as cinco estrelas condutoras da pedagogia.

Você pode conferir mais sobre as estrelas da pedagogia no link: http://www.jumasbrasil.com.br/noticias/schoenstatt-uma-pedagogia-cinco-estrelas/

Secretaria Nacional JUMAS Brasil

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.