Entre os dias 20 e 23 de abril, durante a semana santa, foi realizada a XIII Cruzada do Homem Novo, tão esperada pelo regional Paraná, com o lema “Geração Missionária, honrando o Sangue de Cristo”. Sob a liderança de Alexandre Mestre Tejo, de Londrina, a Cruzada teve a participação de 6 cidades do regional: Londrina , Ibiporã , Maringá , Itambaracá , Jacarezinho e Cornélio Procópio, saindo da sombra do Santuário da primeira e chegando ao da última, enfrentando nas estradas rurais e rodovias muito sol e diferentes relevos, mas oferecendo tudo em Capital de Graças à nossa querida Mãe.

No percurso não deixamos de lado o real sentido de tudo o que fizemos, celebramos a paixão, morte e ressurreição de Cristo acompanhando as dores de Maria, como uma geração que não abandona Jesus nos momentos de dificuldade. A cada momento relembramos como a geração dos amigos de Jesus se portaram perante os acontecimentos que surgiam naqueles últimos momentos de vida de seu mestre e refletimos como nossa a nossa geração pode viver a atualidade permanecendo firmes aos pés da Cruz junto com Maria.

Na primeira parada, na quinta feira em Jataizinho, a Missa de Lava-pés nos lembrou viemos para servir e que queremos deixar nossas marcas. Este espírito também foi presente na sexta feira em Uraí, quando a via sacra e celebração da Cruz nos mostrou as dores que Cristo sofreu por cada um de nós e a maior prova de amor que Ele deu: sua própria vida, a noite se completou com uma cantata para nossa Mãe, que naquele dia ficou só com seu filho morto no colo, com este sentimento permanecemos com ela velando o Rei dos Reis.

Com uma recepção calorosa em Cornélio Procópio, com direito a um carro do corpo de bombeiros levando a imagem da nossa Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, fogos de artifício e muitas pessoas ao longo do caminho até o santuário, a chegada emocionante foi a prova de que tudo valeu a pena. Depois de 3 dias caminhando até o Santuário de Cornélio, todos deixaram de lado todas as bolhas nos pés e dores no corpo para correr até o abrigo e acolhida de nossa Mãe.

Na noite do Sábado, após um almoço que nos ajudou a recuperar as forças (cada refeição nas cidades ajudaram muito para que todos permanecessem firmes) e um pouco de descanso, a Missa da Vigília Pascal nos trouxe grandes alegrias. Além da maior felicidade que nós cristãos podíamos expressar, a volta vitoriosa de Jesus, um grupo de vida de Cornélio nos revelou seu ideal de grupo e nome, demonstrando que o fogo de Cristo que vive em cada um de nós está cada vez mais presente em nossa juventude, prontos para inflamar o mundo com o amor da Mãe. Terminamos esta notícia com as palavras de Fernando Chudzik, líder do grupo, “nosso ideal de grupo é ‘fiéis a Maria e vinculados pela Aliança de Amor, seguir como heróis incendiando o mundo novo!’ e, a partir de agora, não queremos mais ser chamados de ‘grupo do Juninho e do Léo, apesar que eles continuam com a gente, agora nosso nome, que significa fogo em latim, é IGNIS!”.

 

veja as matérias sobre a XIII Cruzada do Homem Novo:

http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/411419/100-jovens-caminham-72-km-para-refletir-na-semana-santa/

Carlinhos (Cornélio) e Gabriel Oberle (Londrina)

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.