O Encontro de Ramo foi nos dias 15 e 16 de novembro, com o tema: “Schoenstatt para a vida”. Começou na casa do Jumas na sexta depois do almoço, por volta das 13h30, participaram em torno de 15 pessoas. Começamos o nosso encontro no Santuário, com uma oração, alguns pedidos, músicas e partimos para a chácara do nosso vice-líder do ramo, o Renan Aprígio.

Chegamos, guardamos as malas e começamos com uma apresentação de cada um sobre o seu grupo, como ele anda, se havia algo de novo, esse tipo de coisa. Após um intervalo com típico lanche Jumas de bolachas sortidas e suco cor laranja, jogamos um “pelego” na grama com os pés descalços. Depois tivemos uma roda de conversa com José Ricardo Nakayama, Renan Montanucci e do Pedro Klein, cada um falando sobre a maneira como Schoenstatt impacta na vida pessoal em diferentes âmbitos: um na família, outro no trabalho e o último no estudo, respectivamente.

Após essa inspiração, começamos alguns momentos de vinculação. Uns tocaram música, outros jogaram futebol ou brincaram com o estilingue, mais tarde entraram no lago, exploraram o sítio em busca de repelente contra os benditos mosquitos (e achamos citronela); foi bem divertido! Com a volta do padre, fechamos o dia com a janta (carne moída com pão), uma mini missa e uma vivencia muito profunda sobre como entramos no Jumas e aqui permanecemos. Após uma fogueira com marshmallows – aliás, nunca os dê ao Vítor Possetti, ele enlouquece! – e música, fomos dormir.

No dia seguinte, acordamos e fomos ao café da manhã. Logo depois, chegaram mais schoesntattianos, uns para participar, outros para apresentar. Tivemos mais temas, créditos ao Guilherme Zanluchi, ao Mateus Gimenez e ao Luís Dellarroza, falando sobre Schoesntatt na vida diária, a ligação com o Papa Francisco e como viver na santidade. Todos incentivados, vinculamos um pouco mais com mais futebol e um tobolona gigante!

O almoço foi bastante carpichado, com macarrão do Hugo e churrasco do Sebão. Após o almoço descansamos, limpamos a casa e partimos de volta ao Santuário onde fizemos uma missa de encerramento do encontro. Com certeza cada um que participou voltou para casa com uma experiência positiva deste encontro.

Caio Mestre- Jumas Londrina

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.