“Maria! Adiante! Para o Alto! Nunca para trás! Mãe, guia-me! Sustentado por tua mão, quero aspirar à mais alta e almejada meta. Abençoa-me ó Maria!”, essas são palavras de José Engling, muitas vezes repetidas de diversas formas e jeitos por nossa Juventude Masculina, que a seu exemplo, quer ser Herói Hoje.

A presença de José Engling na vida de toda a Família e, em especial de nossa Juventude, é bastante forte. Desde a espiritualidade dos Pioneiros, que firmam um pacto com José Engling, até os símbolos do Jumas, como a Peregrina da Juventude Heroica, feita por João Pozzobon e que contém um pedaço de granada recolhido em Cambrai, seu local de morte, é um símbolo que nos lembra de maneira especial o heroísmo de Engling e também símbolos da Família Internacional, que fazem Engling vivo no meio de nós.

Podemos pensar nos vários monumentos em sua homenagem nos Santuários do mundo todo. E, aqui no Brasil, o forte símbolo da Pira (ou Taça de Fogo), onde se queima o Capital de Graças a cada dia 18, na renovação da Aliança de Amor.

Mais o que tinha de extraordinário naquele jovem menino, nascido em Prossiten, uma aldeia da Prússia Oriental? Sofria de poliomielite, que o fez caminhar encurvado e torto, com problemas no falar e se portar diante das pessoas, tais limitações o tornaram alvo de desprezo e de piadas, por aqueles que o julgavam apenas pela aparência.

Aparentemente esse jovem camponês, de figura exterior pouco atraente, que possuía todos os motivos para ficar na sombra, tinha tudo para dar errado. Mas se confiou a Mãe de Deus, na Aliança de Amor, e aos cuidados espirituais do Pe. Kentenich, e assim se percebeu vocacionado para a grandeza, e nada conseguiu detê-lo. Sem amargura, sem frustrações diante das pesadas limitações que sua natureza lhe impunha, aceitou a luta em todos os campos, quebrando lanças com uma persistência que poucos neste mundo viram.

O exemplo do jovem soldado que ofereceu a vida pela Obra da MTA permanece para todas as gerações. Pe. Kentenich repetiu muitas vezes e continua repetindo àqueles que pertencem à sua Obra: “Quem será o José Engling de hoje?”

Nós Juventude Masculina, queremos ser Engling hoje?  Com a Fackellauf Nacional demonstrar nossa vinculação e admiração ao nosso irmão maior, exemplo de vida e Santidade orgânica?  Então Schoenstatt nos convida, a não ficarmos apenas percorrendo os túmulos dos heróis, mas a sermos heróis da nova geração. Santos da vida diária.

O que temos nós de extraordinário? Aparentemente nada, mas nos confiamos a Mãe de Deus em aliança de Amor, e queremos como Engling lutar contra um mundo massificado, de pessoas distantes de Deus, egoístas, sem valores, incapazes de amar e manter vínculos profundos. Podemos ser Heróis! Queremos ser Heróis!

A grandeza de Engling é extraordinária, e por isso ele é tão admirável. Sua santidade é motivo de alegria para todos nós, e também é um desafio muito grande: queremos ser como José Engling!

O Evangelho nos diz que pelo fruto se conhece a árvore, por isso Ele é um dos grandes sinais até hoje que provam que Schoenstatt é real, uma obra divina, um meio de santidade na vida diária. Ele é ponto chave para a nossa espiritualidade, por ser nosso grande exemplo. Ele é nosso grande herói por ter sacrificado sua própria vida por Schoenstatt. E nós queremos ser os novos frutos, que consagram no dia a dia a Obra de nossa Rainha três vezes Admirável.

É necessário colaborar para que a santidade da obra de Schoenstatt seja reconhecida… É necessário rezar por esta intenção. É preciso mostrar ao mundo o que é Schoenstatt, e através de nossos heróis, que foram formados na escola de Aliança, que é possível ser Santo.

Equipe Fackellauf

Sobre o Autor