Horas e horas viagem, mas tudo foi recompensado. Na sexta, dia 16 de julho, nos reunimos no Santuário Esmagadora da Serpente, em Londrina, para uma “oração de saída” e logo depois partimos. Na manhã do sábado fizemos a passagem para o país vizinho e ficamos por cerca de duas horas e meia em Ciudad Del Este, afinal os viajantes também queriam fazer suas compras. Cada um foi pra um lado, entre lojas e bancas, com suas sacolas, até que nos reunimos novamente no ônibus e, aí sim, seguimos para a cerimônia dos nossos noviços.

Por volta das duas da tarde, chegamos em Tupãrenda (daqui em diante os horários se misturaram, a 1 hora a menos do Paraguai nem sempre funcionou em nossas cabeças). O tempo foi suficiente apenas para a troca de roupas e ida até o local da cerimônia, onde presenciavam pessoas de vários países.

E lá vieram os 23 vocacionados, em seus rostos a alegria estampada, era visível o amor da Mãe em cada um. E entre eles estavam nossos brasileiros: Breno, Fábio, Gustavo e Rafael. Integrantes do JUMAS que decidiram viver o ardor do Cristo Tabor com mais profundidade.

A celebração foi repleta de momentos marcantes, em especial o ato de vestir a Túnica de Sião, que os acompanhará nos próximos anos. Logo após, presenciamos uma apresentação cultural do Paraguai seguida do Jantar que, é claro, contou com a alegria brasileira. Pouco antes de nossa partida podemos ver um vídeo produzido pelos noviços representando um pouco melhor suas preparações. Dado importante foi a visita ao Santuário de Tupãrenda e suas dependências, destacando-se no terreno a grande Cruz da Unidade entalhada em madeira.

Dali partimos para Assunción, onde passamos a noite. Pela manhã ouvimos um pouco da história do Santuário Jovem (que nunca se fecha, as portas ficam abertas 24h!) e participamos da Missa das Crianças, que acontece todos os domingos as 10h. Almoçamos em um Shopping, também na capital paraguaia e iniciamos nossa volta.

Já era noite quando chegamos novamente em Ciudad Del Este. Pudemos então conhecer o Santuário da cidade, com seu grande terreno, com direito até a um lago. Este lar da MTA está em conquista da coroa da Mãe. Depois de escutar a história do Santuário, começamos nossa volta para a casa. Chegando ao lar no dia 19, por volta das 7h. Toda a viagem foi marcada pela alegria dos presentes e orgulho dos nossos noviços.

Breno, Fábio, Gustavo e Rafael, lembrem-se que vocês são parte de nossa juventude. Continuamos vinculados por Maria, vocês se preparando para a vida sacerdotal e nós para a profissional, cada um em sua realidade, pronto para levar ao próximo o fogo do Cristo Tabor.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.