Eram 7 horas da manhã do sábado dia 3 de dezembro de 2011. O sol já raiava e a Mãezinha nos abençoava para dar inicio ao 1º Pioneirão: 12 de companheirismo, dedicação e amor a Maria!O Pioneirão foi uma alternativa achada pela unidade dos Pioneiros do JUMAS Ibiporã para os tradicionais acampamentos que acontecem todo fim de ano. A proposta era fazer 12 horas de brincadeiras, oração e formação e a cada hora frisar uma lei dos Pioneiros.

Começando às 7 horas da manhã, o líder da unidade e também líder do Pioneirão, Humberto, auxiliado pelos dirigentes, Brendoll, Diogo, Keldrey, Leonardo, Leopoldo, Mateus, Nelson, Rodolfo, Ronan e Pe. Afonso dividiram os Pioneiros em grupos para podermos começar a tão esperada gincana. Cada equipe empunhava um estandarte, no qual estava impresso a foto do herói que representaria cada equipe. Depois de feita a oração, cantado o hino, e hasteada a bandeira começaram, assim, as brincadeiras da gincana.

Dentro da gincana além de muita diversão, alegria e descontração, também tinha muita formação. As equipes eram exigidas ao máximo em todas as provas, e os Pioneiros tinha que demonstrar o espírito guerreiro, a união, a amizade, a força e apesar de alguns arranhões todos estavam felizes e prontos para qualquer desafio. Após o almoço, o nosso assessor, Pe. Afonso, teve um momento de reflexão, oração, onde nós, dirigentes e Pioneiros, pudemos fazer juntos um balanço de como foi este ano para nós.

Às 7 horas da noite, completando assim as 12 horas propostas, ocorreu a Santa Missa de encerramento, onde foi divulgado que a equipe Franz Reinisch foi a grande campeã da gincana desse Pioneirão. Ao final estávamos todos cansados, sujos, doloridos, esgotados, mas só de ver a alegria de nossos meninos, a dor e a fadiga se vão. É muito bom e gratificante ver que aqueles meninos que começaram pequenos, acanhados, agora estão se tornando homens. Não existe nada melhor na vida de um dirigente que ver o sorriso no rosto de seus meninos, e poder ver que seus ensinamentos não foram apenas para a reunião, mas sim para que eles levem para o resto da vida. Ser dirigente se resume em deixar um pouco de si e aprender muito com os meninos!

A todos que ajudaram a tornar possível o sucesso deste Pioneirão, um forte abraço e um muito obrigado. Lembrando sempre, estamos aqui para formar homens novos para abrir caminho ao mundo novo.

Pioneiro de Schoenstatt abre Caminho!

Keldrey Vinicius
JUMAS Ibiporã

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.