As juventudes de Schoenstatt de Ibiporã e Londrina iniciaram um novo projeto social: o Projeto Missão Saúde.

Fruto de uma inquietação social, integrantes da juventude refletiram sobre o papel de Schoenstatt na construção de uma sociedade melhor e perceberam que por meio da saúde uma contribuição poderia ser feita. Tal constatação veio de uma percepção que boa parte dos universitários da juventude das duas cidades (que são bem próximas uma a outra) estão inseridos nessa área acadêmica, além de que a estrutura schoenstatteana em Londrina caminha vinculada à área, principalmente por conta da Irmandade da Santa Casa (ISCAL), que conta com vários serviços de apoio à saúde reconhecendo a pedagogia kentenichiana com forma de trabalho.

Ao longo de alguns meses alguns integrantes se reuniram, montaram um projeto base e trabalham na formação dos jovens. No dia 28 de agosto a juventude foi até a Zona Sul de Londrina, região onde se iniciará o projeto (as localidades mudarão em um período de 6 meses, entre Ibiporã e Londrina) e fizeram uma panfletagem. Além disso, puderam acompanhar uma caminhada e se integraram à comunidade.

No outro fim de sábado (03/09), os alguns jovens ministraram a primeira oficina. O momento teve um pequeno número de participantes, mas serviu para que uma primeira semente fosse jogada. O desafio agora é pensar em estratégias para que a população possa se integrar mais ao projeto, incluindo a paróquia local, Campanha da Mãe Peregrina, CRAS e Postos de Saúde.

O Projeto Missão Saúde ficará 6 meses em cada localidade e neste tempo muito trabalho deve ser realizado. Nestes tempos – de projeto piloto – não só a saúde física (essencial antes de qualquer outra) será contemplada, mas também a saúde da mente e do espírito. Conscientização e cidadania devem ser privilegiados neste projeto, que chegará ao povo por meio da Mãe de Deus. Uma junção da fé com os direitos de todos nós.

Otávio Cezarini Ávila – Jumas Ibiporã

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.