“Sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perdem tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente”.

Com estas palavras o Papa Bento XVI concluiu a carta escrita à Igreja Brasileira saudando-nos pela Campanha da Fraternidade 2011, iniciada nesta quarta-feira de cinzas (09/03). O Papa agradeceu a iniciativa dos Bispos do Brasil em olhar à natureza com olhos atenciosos através da temática “Fraternidade e vida no Planeta”, mas clarificou que a primeira ecologia a ser respeitada é a ecologia humana, que sinaliza um respeito completo a vida.

E foi neste espírito que aproximadamente 100 missionários partiram até Porecatu/PR realizar a 4ª edição das Missões Familiares da Família de Ibiporã no período do Carnaval. Assessoradas pela primeira vez pelo Pe. Antônio Bracht a atividade percorreu as áreas de maior necessidade humana e financeira do município de 14 mil habitantes. Segundo o novo assessor, ele, que encontrava uma nova atividade apostólica para as famílias, disse ter encontrado nas missões uma bela resposta.

A partir da junção entre crianças, juventude e adultos, as Missões Familiares marcam o carisma de Schoenstatt por onde passa. A própria estrutura é uma evangelização. O anúncio de Deus por meio de vias schoenstatteanas é passado naturalmente e, na medida que, famílias levam Maria pela ruas e adentram casas. Schoenstatt é uma Família e Movimento Apostólico, e nada mais apostólico do que a externalização de um trabalho missionário e nada mais família do que fazer tudo isso em uma estrutura onde pai, mãe e filhos são os protagonistas desta transformação em Cristo.

Equipe de comunicação do Jumas

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.