“A juventude quer viver enraizada e edificada em Cristo”. Este foi o lema do Marco Jovem 2011, realizado último domingo (27/03) no Colégio Marista pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Londrina, que compreende os espaços trabalhados pelo Movimento de Ibiporã e Londrina.

O lema do ano foi inspirado no evento mais importante de 2011 para a juventude: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, que tem como tema “Enraizados e Edificados em Cristo; firmes na fé”. Junto à vida que quer ser criada ao redor deste grande evento o Marco Jovem também trouxe como temas delineadores de toda a programação a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade Vida” e o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que este ano trará como principal reflexão o “Protagonismo Feminino”.

Ao longo do dia foram desempenhadas diversas atividades e apresentações culturais que se ligavam a estas temáticas. Foram realizadas oficinas de jogos cooperativos, dança circular, hip hop, percussão, meio ambiente e teatro. Além dessas, houve um pequeno show de dança flamenca em referência à JMJ na Espanha e uma oficina dirigida às lideranças juvenis, onde se trabalhou Projeto de Vida e futuro do Setor Juventude.

O Marco Jovem tem se firmado na Arquidiocese como um dos eventos mais importantes do ano e tem um significado muito importante para a Igreja, pois unifica os carismas de centenas de jovens em um dia de muito trabalho e alegria. Pode-se somar a isto, uma resposta clara ao que a CNBB pede à juventude brasileira: que através dos eventos de massa a Igreja possa evangelizar e todos os jovens possam conhecer a pluralidade e multiculturalidade que abrange a todos sem distinção.

Além desta alusão às demandas da CNBB, expressas através do Documento de Evangelização da Juventude (nº 85) e do I Encontro Nacional de Movimentos Juvenis, podem-se somar as próprias demandas da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil, que sinaliza através do Fórum Nacional e, internacionalmente, pela Cruzada 2014 uma atenção especial ao protagonismo dentro da Igreja através do Setor Juventude. Na Arquidiocese de Londrina estes pedidos têm sido cumpridos especialmente em eventos onde a juventude pode de fato se sentir enraizada e edificada em um Cristo de todos nós.

Otávio Cezarini Ávila – Jumas Ibiporã


 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.