No sábado, dia 06/04, na Paróquia São João Batista, ocorreu mais uma reunião geral do JUMAS CURITIBA, conforme é feito mensalmente. E tal contou com a participação forte dos nossos membros!

O encontro iniciou-se com músicas animadas, justamente para motivar a importância e a seriedade de todas as coisas que seriam decididas e colocadas em pauta no mesmo e deixar todos no clima. Após, houve a oração para começarmos de fato os trabalhos, e aproveitando a ocasião, fez-se a apresentação do mais novo membro de nosso Jumas, Lucas Souza, que era de Ibiporã e está morando faz pouco tempo em nossa cidade. Com certeza é muito bem-vinda esta novidade, para dar mais força e vida ao nosso ramo. Rezamos a Oração do Espírito Santo e o confio. Em seguida, Mauricio Zaninetti fez uma breve reflexão, onde todos sentaram no chão, com os olhos fechados e mãos fechadas, devendo pensar em nossos momentos de dificuldades no Jumas, o porquê fazemos parte disso e o que cada um fazia ali naquele exato momento. Ao final, a bandeira do JUMAS e a imagem da Mater estavam diante dos olhos de todos e, portanto, através Dela e do Cristo Tabor devemos continuar firmes em nossa missão. Encerrando essa parte, tocou-se a música “Eu Navegarei”.

Foi feita a premiação do Guerreiro do Mês, a qual consiste em valorizar o esforço feito por cada um no mês atual (de maneira simples, mas com muita alegria), tomando como base alguns critérios, como: Participação em Missas (Santuário / Paróquia), participação em eventos do JUMAS, participação nas reuniões de grupo e motivação / protagonismo. A partir do próximo mês será levada em consideração também o quesito evolução. Foram premiados os 5 primeiros colocados (lembrando que a disputa acirradíssima!) e no final, André Silva foi “o cara” do mês de Março. Parabéns a todos os que se dedicam e se esforçam ao máximo para vermos esse grupo forte. Após esse momento, o líder de Ramo, Alex Souza, tomou a palavra e deu o prosseguimento à reunião, com a retomada dos assuntos discutidos durante o mês passado no Encontro de Ramo (projetos que já estão sendo feitos e outros novos, principalmente aos relacionados à JMJ [viagem, valores, caixa, etc.] e também quem são os responsáveis por cada área do ramo neste ano de 2013). Também houve oportunidade para tratar de outros temas, como por exemplo: o Marketing (com algumas sugestões de como aumentar nosso prestígio e crescimento na Paróquia/Santuário, uma melhor divulgação dos eventos/reuniões, etc.); as Missões Familiares Magnificat, que serão realizadas nos dias 03 a 05/05, com a participação da Família de Schoenstatt Curitibana (a primeira pré-missão será realizada na próxima semana, dia 14/04 às 9h no Santuário); encontro de vinculação com outros ramos do nosso regional, isso para fortificar nossos laços de amizade e também nos  mantermos firmes e alegres em nossa missão, unidos como JUMAS Paraná, e consequentemente, BRASIL.

Finalizando, com a Espiritualidade, tivemos a Vivência preparada pelo nosso amigo Keylon Tavares, a qual teve como tema a GM 2014 e JMJ. E esta foi dividida em 2 partes: na 1ª, todos se dirigiram para o lado de fora do Salão Paroquial, onde deveríamos mentalizar, em silêncio, sobre os momentos difíceis na caminhada como Jumas, bem como àquelas situações que incomodam e nos afastam das atividades apostólicas. Foi cantada a música “Quiero Ser Santo”. Então, cada um deveria escolher uma dupla e voltarmos para o salão, onde seria a 2ª parte da vivência. Com os olhos fechados, cada dupla foi entrando num local escuro e se assentando pelo chão. Quando todos chegaram, foi dado o seguinte aviso: “Se vocês confiam plenamente na misericórdia divina, não se movam do lugar e não abram os olhos!”. E então se ouviram gritos, apitos, coisas batendo e uma voz muito forte, de terror, proferindo palavras com o objetivo de assustar a todos. Mas, apareceu outra voz, do Senhor Deus, para salvar nossos irmãos das trevas e de todo o mau que possa atrapalhar nosso caminho rumo à santidade. Houve a revelação de que estávamos em meio ao “lixo”, cheio de coisas mundanas, sujas e que nos prejudicam nas horas mais importantes e cruciais da vida. Todos reuniram os símbolos do JUMAS, Geração Missionária e da JMJ que estavam espalhados por esse “lixo” e então, chegando-se à conclusão que devemos ser uma juventude forte, baseada no que diz o lema da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Se consagramos à Mãe e cantou-se o Franz Reinisch bem animado, seguido do “O mundo todo é nosso campo de batalha”.

Nosso Jumas Curitiba está cada vez mais protagonista e vinculado, na força da Aliança de Amor. Que Deus e a nossa Querida MTA abençoem nossa caminhada rumo ao Ignis e à JMJ 2013. A missão não pode parar jamais! Que sejamos a Geração Missionária!

“Para nós, o grande sinal de vitória é sempre a Mãe de Deus.” (PJK)

Por: Alex Souza

71 72 73 74

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.