09

Dias 08 e 09/03 no Santuário Tabor Magnificat, o JUMAS CURITIBA esteve reunido para o seu encontro anual do ramo. Nesta oportunidade pudemos contar com a participação do nosso assessor, Padre Afonso Wosny, e isso foi de bastante importância para que o encontro tivesse um resultado muito positivo.

Sábado, às 14h, iniciamos com uma oração no Santuário, pedindo a intercessão de Deus e da Mãe para que todas as atividades que seriam realizadas neste encontro dessem certo, principalmente a parte da noite e o domingo pela manhã. Nos consagramos e então descemos à tenda para, de maneira prática, iniciarmos o que havia sido proposto; Às 14h30 tivemos as Oficinas sobre os 4 pilares da Geração Missionária: Protagonismo, Fogo da Missão, Cultura da Aliança e Unidade Internacional. Muito importante nós como JUMAS aprendermos ainda mais sobre estes temas, tendo em vista este ano tão especial a todos, o Centenário da Aliança de Amor. Cada tema foi apresentado através de dinâmicas, música, vídeos, conversa e coisas próprias que nos permitam refletir qual a nossa missão como JUMAS para os próximos 100 anos de Schoenstatt; às 17h participamos da Missa e após tivemos um tempo para tomarmos um lanche e descansar.

Às 19h30 peregrinamos ao Santuário para começarmos o momento de vinculação e votações para líder do ramo. No primeiro momento, rezamos juntos a oração do Espírito Santo e em seguida o atual líder, Alex Souza, proferiu algumas palavras de como havia sido o ano passado, a experiência e vivência de Schoenstatt mais forte adquirida durante esse tempo, transmitindo a motivação para o próximo que viria e ressaltando a importância de nossas tarefas para este 2014 de graças. Em seguida, o Padre Afonso relembrou alguns critérios para a votação, fez o seu agradecimento ao líder por tudo o que foi feito até então e foi dado início à votação, um de cada vez, colocando diante de Jesus (no altar) o seu voto. Então, ao final, após conferidos os votos, em uma disputa separada apenas por 1 voto, houve uma inversão da liderança, Eduardo Jardim (então vice) passa a ser o próximo líder do Ramo e o Alex continuará ajudando como vice-líder. Alex passou o símbolo da liderança, o Olho do Pai, ao Eduardo e foi um momento bastante emocionante e de muita alegria, pois a missão de ambos continua e cada um dos dois partilhou um pouco o sentimento da continuidade do trabalho, iniciado em 2013 (reconhecido por todos os presentes). Padre Afonso presenteou ambos com a nova Cruz da Unidade do JUMAS, reconhecendo o esforço e a missão dos dois para mais esse ano; finalizamos com a foto oficial, a consagração, o famoso Franz Reinisch com muito fervor e protagonismo, algumas músicas do JUMAS e também com a canção do nosso JUMAS CURITIBA: “Eu sou do Jumas e o inimigo Massacramos!”.

Às 21h30 descemos então para o Jantar, cachorro-quente; às 23h tivemos a vivência da noite, que consistiu em termos consciência de missão, ou seja, sermos protagonistas e irmos ao encontro de Jesus onde quer que ele esteja. Todos adoramos a Ele, no espaço da futura Casa de Retiros, e cada um pode ter o seu momento de partilha para reconhecer as culpas/agradecimento ao Senhor da Vida; foi dada a benção e todos fomos dormir, pois o dia seguinte seria o mais importante devido às decisões e projetos que temos em mente para este ano.

No domingo, acordamos às 7h e às 7h30 fizemos a oração inicial para este dia decisivo. Cada um pode partilhar também a sua intenção particular e cantamos a consagração; às 8h foi servido o café da manhã e a partir das 9h dado início ao planejamento 2014 do Jumas. Este planejamento foi dividido em quatro partes: a 1ª foi conduzida pelo agora vice-líder, Alex, que colocou em pauta os projetos discutidos no Encontro de Ramo do ano passado, retomando o que foi feito e o que não ocorreu; a 2ª conversamos todos juntos sobre o andamento das atividades em nosso ramo e também os projetos que seriam realizados neste ano, entre eles podemos citar: Venda de Alfajor (para arrecadarmos e termos um dinheiro em caixa semanalmente), Encontro do Homem Novo (para atrair novos grupos de Aliados, ou seja, uma cara nova para o Jumas Curitiba), Cruzada Quaresmal (caminhada do JUMAS até o Santuário, podendo se estender também para outros grupos da Arquidiocese), Acampamento da Unidade dos Pioneiros (já com os novos dirigentes Guilherme Konopka, que será responsável em conduzir os trabalhos no Santuário e o André Silva que estará auxiliando na Paróquia São João Batista juntamente com o Keylon Tavares), Gorpstiba II (Encontro do Jumas Curitiba e Jumas Guarapuava, aqui em Curitiba) e a continuidade do Projeto Pão (a ser realizado por mais vezes ao longo do ano); a 3ª cada grupo de vida teve 25 minutos para conversar entre si para definir a situação dos grupos quanto às reuniões, capital de graças, formação, vinculação, inserção de novos membros, entre outros. Ao final, um representante de cada grupo partilhou o que foi conversado e proposto daqui para frente; a 4ª foram definidos responsáveis para algumas áreas importantes em nosso ramo, como por exemplo: Música (João), Dirigentes para os novos grupos de Aliados (William e João), Teatro (Renan) e Jornalismo/comunicação (Alex). Encerramos a parte da manhã com uma oração e às 13h30 foi servido o almoço.

Às 15h se iniciou a parte final do encontro. O Keylon fez uma pequena apresentação sobre Protagonismo, de como devemos utilizar deste princípio na catequese e principalmente no atrair novos corações para a Mãe de Deus. Foi mostrado um vídeo revivendo alguns momentos da JMJ e outro sobre o bem, que nos transmite a seguinte mensagem: “Todo o bem que fazemos ao próximo, um dia volta para nós!”; em seguida, o Padre Afonso ofereceu uma pequena Escola de Dirigentes, ressaltando alguns pontos importantes para o trabalho correto nos grupos de Pioneiros, Aliados e Apóstolos, motivando a todos na fidelidade ao capital de graças e na ajuda física/espiritual entre todos nós participantes do JUMAS CURITIBA. Também foi dito para que nos esforcemos na conquista de novos membros, assim, fortalecendo ainda mais os nossos grupos e dando o nosso SIM sempre e em toda situação, inclusive nas dificuldades. Rezamos a consagração e nos dirigimos à tenda para a missa de encerramento, às 17h. Na missa, o Padre apresentou os novos líderes e partilhou sobre os bons momentos que tivemos no encontro, agradecendo a todos pela presença neste final de semana tão abençoado e proveitoso.
Agradecemos mais uma vez a confiança ao nosso trabalho! Que o Eduardo e eu possamos continuar contribuindo para que esse JUMAS CURITIBA seja ainda mais forte e conquiste novos corações neste ano especial de 2014! A missão nunca acaba, estamos juntos! O Cristo Tabor e a Mãe cuidarão de tudo perfeitamente! FORÇA JUMAS!

“Geração Missionária, Fogo do Centenário!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.