Nos dias 24 e 25/03 realizou-se no Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba, o acampamento de abertura do ano dos Pioneiros, como também um momento bastante especial e alegre, que é a passagem de alguns destes para aliados do nosso JUMAS, entrando definitivamente com bastante força em nosso ramo!

                No sábado, às 16h, saímos todos da nossa Paróquia São João Batista em direção ao Santuário. Às 17h foi feita a Oração Inicial, com o objetivo de entregar à Mãezinha todos os acontecimentos previstos para este final de semana. Os pioneiros rezaram a sua oração e em seguida rezaram uma Ave-Maria. Após isso, começaram as atividades de recreação e divertimento para todos. Às 20h30 foi servido o jantar e às 22h iniciou-se a brincadeira da Caça ao Tesouro e às 23h30 começou-se a vivência, sendo esta dividida em duas partes: 1ª) Os pioneiros mais novos enfrentariam o teste de coragem no bosque, sendo que apenas alguns poderiam ir com vela e os outros (mais velhos) iriam ajudar uns aos outros, mesmo na escuridão. E lá, tinham uma missão para cumprir: encontrar o quadro de José Engling, o do Padre Kentenich e permanecer com as velas acesas até o momento de voltarem para o local de onde saíram, pois José Engling (o irmão-maior dos pioneiros) foi um grande exemplo de protagonismo e luz em sua vida, principalmente quando esteve no Campo de Concentração lutando e entregando-se como holocausto por amor a Deus e à MTA; 2ª) Cumprida a primeira parte, todos deveriam escolher uma dupla para subir junto com esta até o Santuário, símbolo de união e fraterna amizade entre nós do JUMAS. Houve uma pequena parada no meio do caminho, para observar a pira “em chamas” e então todos seguiram caminhando até o destino. Cada um foi entrando no Santuário e sentando-se em silêncio. Então, cada dupla teve o seu momento de oração diante do sacrário e como gesto concreto de provar a nossa irmandade, cada um deu ao outro uma rosa branca, que representa também a paz e a força missionária. Após, o dirigente dos pioneiros, Keylon Tavares, pronunciou umas palavras a todos, falando da trajetória dos meninos no grupo (destinado principalmente aos que estavam subindo para aliados), assim como a sua relação de amigo, irmão e de paternidade com eles, os momentos alegres, tristes e outros que realmente trouxeram emoção a todos nós presentes neste encontro. Logo após, o novo dirigente dos aliados, João Paulo, também manifestou com muita alegria a sua missão em ter a oportunidade de conduzir este novo grupo, principalmente pelo aspecto do desafio e também pelo fato destes serem muito bons e terem uma grande experiência com o Keylon, desde 2009 no grupo e outros ainda antes desse período como amigos, coroinhas e paroquianos fiéis de nossa comunidade.  Por fim, foi mostrado um vídeo em homenagem a eles por esta notável caminhada, fazendo-se a ligação com o herói José Engling e com a nossa querida Mãe, pois é Ela que conduz as coisas no momento certo, pois “quem entra nesse Santuário, e sente-se abrigado nos braços da MTA, tem sua vida mudada completamente”. E para finalizar tal vivência emocionante, os novos aliados rezaram sua oração (diante do sacrário) e se consagraram à MTA, selando também o Pacto com José Engling. Ao final, com muita força, deu-se o grito dos Pioneiros e o do MTA!

                No domingo, às 7h30, todos acordaram e em seguida foi servido o café da manhã. Às 9h deu-se início com uma oração no Santuário e cada grupo, agora separado, foi ter o momento com seu dirigente. Os pioneiros, com o Keylon, tiveram formação (tema José Engling) e uma gincana; já os aliados, tiveram formação baseada na Oficina do Homem Novo e também o futebol. Às 13h foi servido o almoço e às 15h foi servido o café da tarde para os pais dos pioneiros e aliados, e finalizando o nosso acampamento às 17h com a Santa Missa.

                Ficamos muito felizes em ganhar novos irmãos em nosso JUMAS. Estes meninos são realmente uma benção para todos e percebe-se o quanto desejam aprender, crescer e também a vontade de ajudar nas coisas. Agradecemos a todos os que se empenharam e contribuíram para que este encontro transcorresse da melhor maneira possível, principalmente a Keylon, João Paulo, Alex e Mauricio! Obrigado Deus e querida MTA por mais este presente e por tantas graças, que possamos, mesmo nas maiores cruzes, estarmos juntos nessa missão em fortalecer o nosso Jumas Curitiba! Que venham os próximos desafios, principalmente aqueles em preparação à Semana Santa: A 1ª Cruzada do Jumas Curitiba e a XIV Cruzada do Homem Novo (em que pela primeira vez estaremos presentes!). Tudo por JESUS, tudo por SCHOENSTATT!

“A imagem sublime da Mãe está agora vivamente diante dos meus olhos. Uma só coisa deve nortear a minha vida: Tudo por ti, querida Mãezinha.” (José Engling)

Por: Alex Souza

     

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.