Cruzada de Maria…En Marcha

Entre os dias 15 de janeiro e 1 de fevereiro, cerca de 150 peregrinos cruzaram os Andes por amor a Cristo e Maria. Dez brasileiros fizeram parte da peregrinação de 400km, que saiu do Santuário de Schoenstatt de Mendoza na Argentina até o Santuário de Bellavista em Santiago no Chile.
A Cruzada deste ano foi um oferecimento da “Geração Missionária” para o Jubileu 2014, “para celebrar como JM internacional o 100º aniversário da fundação do Movimento, renovando o espírito de congregantes e fundadores e, retomando os 4 pilares da JM Internacional, para levar Schoenstatt aos próximos 100 anos.”

Fogo do Cristo Tabor nos Andes

Daniel Lawand (Vila Mariana-SP), Daniel Ludwig (Guarapuava-PR), Gregory Oliveira (Jaraguá-SP), Henrique Meyer e Rafael Meyer (Maringá-PR), Paulo Zambolin, Hugo Carmagnani, Luiz Felipe Gomes, Leonardo Gomes, e Vitor Paulo Guariente (Londrina- PR) representaram o Fogo do Cristo Tabor na Cruzada e ofereceram o percurso como Capital de Graças pela fecundidade do Jumas Brasil em 2014 e pelos próximos 100 anos.
No dia 21 de janeiro, em Punta de Vacas, a missa diária dos cruzados foi celebrada em português pelo Pe. Claudio Martinez Felmer. A missa proporcionou um intercâmbio positivo entres os ramos e países, as músicas foram todas em português e um momento da homilia foi reservado para a partilha da história e da vida atual do Jumas Brasil.

Cápsula do Tempo e Hermida

O dia 24 de janeiro de 2014 entrou para a história. Nesta data, os cruzados chegaram ao Cristo Redentor, monumento dedicado a paz que está situado na fronteira entre o Chile e a Argentina a 4100 metros de altitude. Lá foi celebrada uma missa com a entronização da imagem da MTA em uma hermida que ficará para sempre aos pés do Cristo Redentor.
A hermida é inspirada em um sonho de Mario Hiriart, que encarnou de forma clara o espírito pelo qual se iniciou esta grande peregrinação e que sonhou como união dos povos no Santuário: “nos Andes, construiremos um santuário, símbolo de união de nossos povos e corações, e do triunfo que a Mãe de Deus conseguirá por meio de seus instrumentos”. No bastão de peregrino que segue à frente da Cruzada está incrustada uma réplica da cruz da tumba de Mario Hiriart, simbolizando que, assim, seus passos são seguidos, pedindo sua ajuda.
Também aos pés do Cristo foi enterrada uma cápsula do tempo que será aberta em 2049, ocasião em que serão comemorados 50 anos da Cruzada de Maria e o Centenário do Marco Histórico do 31 de maio, na cápsula foram deixados alguns objetos que representam o Jumas Brasil e as correntes de vida que nos inspiram.

Seguindo os passos do Exército Libertador

Esse caminho foi o mesmo que, há um século e meio, viu marchar o Exército Libertador de Bernardo O’Higgins e San Martin. Ali começou a independência desses povos. Quando saíram de Mendoza, se consagraram à Virgem do Carmo e, no local da vitória, construíram ali, para Ela, um grande Santuário – o de Maipú.
A Cruzada de Maria não evoca apenas a luta pela independência; trata-se, realmente, de uma luta contra tudo o que provoca afastamento de Deus, que impede descobri-lo bem próximo de nós como Salvador e de viver uma relação de Aliança de Amor com Ele. Não se trata de mobilizar armas, mas, sim, o espírito, dispostos à doação total, para que Maria reine em meio ao seu povo e nos Santuários marianos, que são um permanente convite para que assim se realize.

Histórico da Cruzada

Por ocasião da celebração do jubileu do 31 de maio de 1999, realizou-se, em Bellavista, um Encontro Internacional da Juventude Masculina, chamado Pentecostes Jovem. Como programa prévio, realizou-se uma peregrinação à pé, partindo do Santuário de Mendoza, cruzando a cordilheira dos Andes, através do passo do Cristo Redentor.
O sentido dessa peregrinação foi expressar, por meio de um gesto simbólico, o significado e a magnitude do acontecimento que se ia festejar, e isso de uma forma própria da Juventude Masculina. Surgiu assim a Cruzada de Maria, que desde então forma parte da agenda da Juventude Masculina do Chile, Argentina, e de todos os países da América Latina – e mais além. A Cruzada de Maria 2014 foi a 6ª edição da peregrinação que foi realizada nos anos: 1999, 2001, 2004, 2007, 2010 e 2012.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.