x-cruzada-hn-045.jpgDurante os dias 20, 21 e 22 de março, os integrantes da Juventude Masculina de Schoenstatt (JUMAS) realizaram a já tradicional Cruzada do Homem do Novo. Este evento acontece anualmente desde 1999 na Quinta, Sexta e Sábado Santos em preparação para a Páscoa do Nosso Senhor. Os jovens caminharam nestes três dias partindo do Santuário de Londrina na quinta de manhã com destino ao Santuário de Cornélio Procópio, onde chegaram por volta de meio dia. Aproximadamente 130 rapazes de várias cidades, como: Londrina, Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes, Itambaracá, Maringá, Guarapuava e Barbosa Ferraz participaram desta cruzada.

caminho-do-trem.jpgEm sua décima edição, a Caminhada deste ano foi muito rica de conteúdo espiritual, pois durante o trajeto foram abordados os seis pontos cujo JUMAS se apóia em busca da sua identidade nacional, são eles: “Homem Novo”, “Tabor”, “Fogo Heróico”, “Puer et Pater”, Aliança de Amor” e “Vinculação”. Orientados pelos padres Matheus (SP) e Alexandre (Londrina), os jovens andaram por volta de 80km por estradas de terra batida, onde enfrentaram forte chuva e sol intenso.

“Certamente a décima caminhada foi muito marcante para nós, pois foi muito bonito contar com a participação de varias cidades do estado. Na noite da Vigília Pascal tivemos o batizado de um catecúmeno do JUMAS, na qual contamos com a presença de muitas famílias que estão envolvidas no meio. Tudo foi muito bem organizado desde a liturgia, espiritualidade, equipes de apoio, alimentação; agradeço também a recepção das cidades de Uraí e Jataizinho que nos acolheram durante esse evento. Estou muito satisfeito ao ver essa Juventude vencendo mais esse desafio como muita garra, alegria, e honrando a missão que Maria nos deixou: Formar Homens-novos em uma nova sociedade”. Pe Alexandre Awi, assessor do Jumas no Paraná.

0-153.jpg“É bem verdade que quando contamos para as pessoas que caminharemos de Londrina a Cornélio, somos sempre chamados de loucos, porém acredito que somos loucos sim, loucos de amor por Cristo e sua Mãe. Por mais que seja sacrificante e dolorido, com os pés cheios de bolhas, creio que o que sentimos não seja muito doloroso perto do que Jesus sentiu em sua agonia, mas creio que Ele esta vendo todo nosso esforço de nos mantermos firmes, e nos recompensará de alguma forma, uma vez que “Deus nos fala mais de perto na Cruzada”. Durante o trajeto muitas vezes nos perguntamos o motivo de estarmos lá, já que poderíamos estar em casa, descansando, ou simplesmente se divertindo de alguma outra forma, em quatro anos que já participei, sempre encontro a mesma e talvez a única resposta pra isso: o AMOR que sentimos por Deus e Maria! Se não fosse por eles, seria uma pessoa a mais no mundo, sem ter sonhos para realizar e ideais para buscar.” Luiz Henrique Furlanetti, Líder do Jumas Cornélio.

Esta cruzada já entrou para historia do Jumas no Paraná, marcando gerações e mostrando as pessoas, que hoje há jovens dispostos a se entregarem por Cristo e Maria.

0-155.jpg 0-160.jpg

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.