Nos dias 29 e 30 de Abril, jovens católicos do Brasil se reuniram no Santuário Nacional de Aparecida (SP) para a segunda Romaria Nacional da Juventude (Rota 300).
A romaria teve início com o espírito do ano Mariano e a celebração dos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Com música e animação mostrando um pouco dos diferentes movimentos jovens que existem e através disso como podemos nos unir sendo juventude católica.
Momentos de catequese com Bispos marcaram a romaria, foi a oportunidade de debater sobre temas como Maria na Doutrina Social da Igreja e como Ela nos ajuda a vivê-la.
Uma feira foi o momento para conhecer particularmente cada carisma e expressões jovens ali presentes, também apresentações durante o dia mostraram um pouco mais da individualidade de cada movimento.
No momento DOCAT pôde-se conversar sobre assuntos que através dos catecismos jovens temos resposta e a maneira que devemos agir nos dias atuais, com partilha e testemunhos como exemplos para o nosso dia-a-dia.
O primeiro dia encerrou com um show de artistas católicos e uma vigília com adoração ao Santíssimo sacramentado.
O segundo dia iniciou com a Caminhada da Juventude que deu a volta na basílica rezando e cantando nos dirigindo à nossa Mãe. Seguindo para missa de envio presidida por Dom Vilson (bispo encarregado da Juventude junto a CNBB), cerca de 3 mil jovens foram enviados com a missão de ser uma juventude missionária.

Davi Vilarinho de Oliveira (Jumas Jaraguá)

Sobre o Autor

Seminarista dos Padres de Schoenstatt