Entre os dias 12 e 15 de Novembro, a equipe de evangelização do Jumas Jaraguá promoveu um encontro sobre São José, em homenagem ao ano dele.

A ideia do momento surgiu pela vontade de falar sobre o carpinteiro, além do fato de poucas vezes se comentar sobre essa figura paterna. Também, para levar Schoenstatt para fora do santuário,e assim nos unirmos, criando laços com ramos de outras cidades.

O retiro contou com 60 participantes de vários ramos, paróquias e cidades, sendo isso o ponto chave do retiro.

Ouvir pessoas de outros lugares e com tantas maneiras de mostrar sua fé diferente do que vimos habitualmente, foi incrível.

Comenta Matheus, um dos reitores do evento.

Durante sua vida, José foi enfrentando vários desertos, ou seja, dificuldades que aumentavam sua fé conforme iam sendo superadas (“Não temas, José, Não temas”), e usamos dessa temática para abordar sua paternidade, obediencia e trabalho. Depois das vivências, orações da manhã, desertos e momentos em comunhão, como a sagrada família, tivemos a missa final e a partilha de como foi cada um viveu esse momento.
Uma das participantes do retiro testemunhou:


Desde o início, ao ver no Instagram do Jumas, sobre o Retiro, tive o anseio de participar. Sim, pela curiosidade em como seria o retiro, mas também de estar vivenciando este momento de vinculação, ideal e oração. E mais ainda, pelo propósito de conhecer sobre São José, que para mim, é bastante importante na minha vida, e caminhada de fé. Por ser o Pai de Jesus, o nosso Pai que nos acolhe com o seu amado filho, e também por ser Padroeiro da minha comunidade. Um espelho magnífico da igreja católica! […]

De todo o meu coração, agradeço aos irmãos e irmãs que estiveram presentes e partilhando um pouco de si, em favor da missão. Muito obrigada, pela oportunidade de vos conhecer, e fazer parte desta bela vivência em vossas vidas. […]
Um forte abraço do Nordeste-Pernambuco, e até mais, até o próximo, pela vontade de Deus! Mphc!

Diz Lindinês da Silva – da Juventude Feminina de Schoenstatt Regional Nordeste, Lajedo-PE, em sua partilha.

Durante a missa final, Padre Gustavo Hanna, diz: “José foi um homem silencioso, mas GRITOU com a sua vida.

E que sejamos assim, silenciosos, como São José, e gritar com a nossa vida as maravilhas de viver em Jesus e a sagrada família.

Por Matheus Silva

Sobre o Autor