É com grande alegria que, depois de um período de inatividade por diversos motivos, e como fruto do I Fórum Nacional do Jumas, voltamos a ativar e atualizar a página web que conecta a Juventude Masculina de Schoenstatt ao longo de todo nosso imenso Brasil.

Não deixem de entrar nos links abaixo! Vocês poderão perceber que o Fórum foi bastante fecundo. Parabéns a todos os delegados! Pedimos a todos os que não estiveram presentes que assumam conosco a missão de colocar tudo isto em prática e construir o Jumas Brasil que todos sonhamos!

Que este site seja nosso principal espaço de intercâmbio nacional.

Comecemos a trabalhar e rezar desde já pelo Encontro Nacional em 2006 e por todas as atividades do Jumas em cada cidade onde nos encontramos.

Agradecimentos

Em primeiro lugar queremos agradecer os excelentes e valiosos serviços do Diego de Deus (também conhecido na net como Swatch), de Ibiporã/PR, que durante quase dois anos esteve à frente do nosso site! Foram horas e dias a fio de dedicação criativa e incansável. Obrigado, Dieguinho, você ajudou a escrever a história do Jumas Brasil em seus primeiros passos de integração nacional. Este trabalho tem contado também com a grande ajuda do Rodrigo Ishiy, também do Jumas de Ibiporã, que tem sido o principal responsável pelo Fórum desta página.

Gostaríamos também de agradecer ao Victor Hugo Niczay, de Guarapuava/PR, pela sua disponibilidade de assumir esta importante tarefa. A partir de agora, Vitinho, o “comando” da página está contigo! Obrigado e parabéns! Mas sabemos que você vai precisar da ajuda de muitos integrantes do Jumas Brasil, começando pelo Diego e o Rodrigo, que continuarão te apoiando. Além deles, temos agora um Secretário Nacional, o Lucas Romagnolli, e um Vice-Secretário, o André Luis Peres, ambos do Jumas de Londrina/PR; e cada cidade tem um jornalista, nomeado por esta para enviar notícias a cada mês para o site.

I Fórum Nacional do JUMAS

Todas estas nomeações são fruto do I Fórum Nacional do JUMAS, realizado de 12 a 14 de novembro deste ano, no Itaara/RS, à sombra do único Santuário da Coluna Masculina na América Latina – e, portanto, do Jumas: o Santuário “Puer et Pater”. Deste Fórum participaram 50 delegados, provenientes de quase todas as cidades onde o Jumas está presente no país.

Além de ter sido feito o resgate da história da fundação do Jumas, ocorrida oficialmente em 1956, em Santa Maria, o Fórum tomou importantes decisões para o futuro da nossa Juventude no Brasil. Queremos aqui apresentá-las e solicitar o apoio de todos para a execução destas determinações realizadas pelos próprios representantes das nossas cidades.

Fique por dentro das decisões tomadas

  1. A bandeira do Jumas, que até agora vinha sendo utilizada em todas as regiões do nosso país, foi agora oficializada como nossa Bandeira Nacional.
  2. Reconheceu-se oficialmente que a Pira de Engling ou Taça de Fogo (como é chamada no Regional Sul) é um símbolo nacional da Juventude Masculina junto ao Santuário. Pediu-se que a Família de Schoenstatt seja informada e reconheça este nosso símbolo.
  3. Decidiu-se dar início oficial ao processo de busca do Ideal Nacional da Juventude Masculina no Brasil. Os assessores verão a melhor forma de levar a cabo esse processo.
  4. Sugeriu-se também, a realização de uma Escola Nacional de Lideres. Os assessores ficaram de ver a melhor forma de realizá-la.
  5. Optou-se por se fazer a experiência de ter uma “Secretaria Nacional” do Jumas, que funcionará nas instalações da Secretaria Regional de Londrina até o próximo Encontro Nacional. Para esse fim, foram nomeados o Lucas Romagnolli e o André Luis Peres como secretário e vice, respectivamente.
  6. Decidiu-se comemorar o JUBILEU DE OURO do Jumas Brasil através de um Encontro Nacional em 2006, que acontecerá na cidade de Londrina, de 1 a 5 de novembro (havia possibilidade de outra data, mas a casa de encontros já estava ocupada). Formou-se uma comissão com representantes dos três Regionais para, junto com os assessores, preparar este encontro: Fermino (Santo Ângelo/Regional Sul), Eder Campos (Ibiporã/Regional PR) e Deílton (São Bernardo/Regional Sudeste).
  7. Para garantir espiritualmente todo este processo de integração nacional, o Fórum propôs uma corrente de oração entre as cidades. O mapa de distribuição mensal de quem reza por quem foi preparado pelo Tito (Caieiras).
  8. Ainda na parte espiritual, o Fórum teve a graça de resgatar a Peregrina da Juventude Heróica, criada pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon com algumas relíquias (pedaço de bomba e cruz) que ele trouxe pessoalmente do lugar onde José Engling morreu, em Cambrai (França). Há anos esta Peregrina não estava mais cumprindo sua missão, mas agora ela passará a peregrinar entre o Jumas de todo o Brasil. O zelador nacional desta Peregrina será o Renan Montanucci (Londrina).
  9. Para “diminuir as distâncias” entre nós, o Pedrinho (Ibiporã) e o Renan (Londrina) e ficaram de fazer um levantamento das casas e possibilidades de lugares para encontros do Jumas nas diferentes cidades onde estamos, e todos se comprometeram em facilitar o acesso da juventude de outras cidades aos seus lugares de encontro.
  10. Para facilitar o fluxo de informações, além dos secretários, se escolheu o novo responsável pelo site nacional, o Victor Hugo Niczay, e cada cidade presente indicou seu jornalista, responsável de atualizar as informações sobre a cidade e enviar mensalmente um informativo à secretaria:
Cidades Nomes
Poços de Caldas/MG Antonio
Bandeirantes/PR Julio Cesar Jardim Pereira
Curitiba/PR Emersson Joao Oliveira de Carvalho
Ibiporã/PR Diego Sorge de Angeli
Londrina/PR Andre Luis Peres
Cornélio Procópio/PR Gabriel F. Mateucci Cassia
Guarapuava/PR Eliton França
Jacarezinho/PR Luciano F. Rodrigues Filho
Maringá/PR Vitor Hugo
Frederico Westphalen/RS Sidney
Santa Cruz do Sul/RS Francisco
Santo Ângelo/RS Fermino Zucoloto Batista
Santa Maria/RS Marcus
Atibaia/SP Rodrigo Biasini
São Bernardo do Campo/SP Cleiton
Caieiras/SP Thiago Gacon
Jaraguá/SP Paulo Cominato Jr
Itambaracá/PR Eduardo Romero

Aguardamos também os nomes dos jornalistas das cidades que, infelizmente, não puderam estar presente. Escreva para [email protected]

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.