A Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil continua fazendo história nestes 50 anos de existência. O ano de 2006 é um ano Jubilar para o Jumas Brasil, ano que se comemora seus 50 anos. E o Jumas já começou com um grande feito: as Missões na cidade de Barbosa Ferraz.

Depois de já ter missionado duas vezes a cidade de Prado Ferreira-PR, assim encerrando sua missão naquela cidade e fortalecendo a sua igreja, o Jumas inicia a missão agora na cidade de Barbosa Ferraz-PR, a uns 200 km de Londrina – PR, na diocese de Campo Morão.

Entre os dias 6 a 14 de janeiro de 2006, 60 jovens de todo Brasil, sendo a maioria do Paraná, dois do Rio de Janeiro, um de Pernambuco e um do Rio Grande do Sul, mais um argentino, assessorados pelo Seminarista Daniel Ventura e o Pe. Alexandre, levaram amor e alegria a muitas pessoas de Barbosa Ferraz. Motivados pelo lema da Família de Schoenstatt: “Na ousadia da Aliança, assume a Missão”, esses jovens incendiaram esta cidade com o amor de Cristo e da MTA, passando uma semana de céu com as pessoas de Barbosa Ferraz.

Os jovens foram enviados do Santuário da Esmagadora da Serpente, em Londrina rumo a Barbosa Ferraz numa missa no dia 6. Depois de uma viagem de três horas, chegaram à cidade de Barbosa Ferraz e logo deram de cara com uma imagem da MTA de seis metros de altura. Naquele momento alguns já sabiam que a missão iria dar certo.

Eles ficaram divididos em duas comunidades, cada uma em uma escola da cidade. Cada comunidade possui sua própria vida comunitária e uma capela com o Santíssimo Sacramento. Na comunidade os jovens faziam suas orações, partilhas, adorações ao Santíssimo, refeições, descontrações, etc.

Eram enviados a missionar pela cidade de manhã e à tarde, em duplas, junto com uma Mãe Peregrina nos braços, motivados pela frase de São Vicente Pallotti “Ela é a grande Missionária, ela realizará Milagres”. E ela realizou muitos milagres durante esta semana. Os missionários saíam debaixo de um forte sol, tendo de caminhar às vezes por uns bons minutos, entretanto chegavam às casas e ouviam e conversavam com bastante amor com as pessoas, passando um pouco de sua fé para elas e tentando anima-las a participar da Igreja. Depois dos setes dias de missão conseguiram alcançar seu objetivo de visitar todas as casas da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

No final da tarde havia atividades separadas para crianças, jovens e adultos, depois o terço e a Santa Missa, sempre lotada, cada dia com um tema em especial. Realizaram também a “Noite Jovem”, uma noite especial para os jovens da cidade, com bastante música, teatro e, no fim, adoração ao Santíssimo. Esta noite jovem teve um público recorde, se comparada com outras missões.

A missão foi maravilhosa e seus frutos foram surgindo. No final todos estavam alegres e encantados com a cidade. Em relação às crianças, foram enviadas quatro Mãe Peregrinas Infanto Juvenil; já os jovens fortaleceram um grupo da Pastoral da Juventude (PJ) que existia na Paróquia e fundaram mais dois grupos; e a grande surpresa foi a participação recorde dos adultos nas atividades dirigidas a eles.

Enfim, Ela realizou milagres e muitos milagres. Cada vez mais a Mãe vai nos surpreendendo e nós vamos criando um amor mais puro e verdadeiro por ela, amor que pudemos passar para as pessoas da cidade de Barbosa Ferraz.

Lucas Di Osti Romagnolli
Secretario Nacional do Jumas

Veja algumas fotos.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.