Nos dias 14 e 15 de julho a Juventude de Schoenstatt se encontrou em Tupãrenda-Paraguai para a Tomada de Túnica dos noviços brasileiros, evento que marca a entrada oficial dos jovens à Comunidade de Sião, dos Padres de Schoenstatt.

Aproximadamente 140 pessoas saíram do Paraná, Minas Gerais e São Paulo para acompanhar esse momento. A emoção tomou conta de todos quando os cinco brasileiros, acompanhados por mais catorze jovens entraram em procissão na missa e todos puderam rezar junto a eles. No final da celebração (sábado, dia 14), houve um momento de descontração com o Show de Talentos. E o Brasil foi bem representado com a Schoenstteria, a bateria de Schoenstatt, que levantou o astral de todos com samba e muita animação.

Depois do jantar festivo, o regional Sudeste, que já estava no Paraguai há 2 dias, rumou para o Brasil. Os paranaenses permaneceram por mais um dia, onde puderam visitar o Santuário Jovem de Assunção. Ambos os regionais passaram por Cidade do Leste e pela capital paraguaia para conhecer os Santuários de Schoenstatt e fazer compras.

Para Thalmir Barbosa, 17, do Jumas São Bernardo, foi a primeira vez no Paraguai. Para o jovem foi uma “experiência enorme poder conhecer uma nova cultura, novos santuários e poder convidar o Jumas de outros países para o Encontro Internacional e JMJ”. E completou: “o que eu mais curti além da Toma de Túnica foi conhecer cinco santuários diferentes durante a viagem”.

Assim como Thalmir todo o Jumas Brasil ficou marcado por esse momento inesquecível. Que venha 2014 com novos noviços e novas histórias na bagagem.

 

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.