No dia 01 de julho foi publicado um artigo no site “Tagespost”, um jornal da Alemanha (www.die-tagespost.de) e, em vários idiomas, no site www.katholisch.de com o título “O Fundador de Schoenstatt Kentenich sob suspeita de abuso”, que faz referência a documentos do período do Papa Pio XII, que, há pouco tempo, se tornou de livre acesso no Vaticano. Se trata de acusações que aconteceram em torno do ano de 1950, isto é, durante a época em que o Vaticano realizou uma visitação em Schoenstatt. Após isso vários outros sites publicaram estas acusações.

Matéria original traduzida em português

Veja outros posts:

O que sabemos?

Sabe-se que, durante a visitação eclesiástica da Obra de Schoenstatt, nos anos 50, algumas pessoas fizeram acusações, que junto com outras coisas levaram o Fundador ao exílio de 14 anos. Estas questões também foram retomadas e esclarecidas no processo de beatificação, aberto em 1975. Então, foi colocado à disposição das autoridades eclesiásticas competentes todos os documentos e testemunhos, que de algum modo fossem pertinentes. Caso ainda houvesse dúvidas sobre a integridade moral do fundador de Schoenstatt, o seu exílio não teria terminado e o Vaticano não teria dado o nihil obstat para abrir seu processo de beatificação.

As autoridades de Schoenstatt, e as Irmãs de Maria falaram oficialmente sobre o assunto

Posicionamento frente às acusações de abuso

Carta Aberta à Familia de shoenstatt

Posicionamento das Irmãs de Maria de Schoenstatt

Dilexit Ecclesiam

“Fico impressionado com incompreensão e a rejeição que teve que sofrer o Pe. Kentenich, esse é o sinal de que um cristão vai à frente: quando o Senhor o faz passar pela prova da rejeição. Porque é o sinal dos profetas. Os falsos profetas nunca foram rejeitados, porque diziam aos reis ou às pessoas o que eles queriam ouvir. Após esses anos recorridos lhes preocupa manter vivo o carisma fundacional e a capacidade de saber transmiti-lo aos mais jovens. A mim também me preocupa, que mantenham o carisma e o transmitam, de tal maneira que siga inspirando e sustentando suas vidas e sua missão”

Papa Francisco – 3 de setembro de 2015
.

“Vós sois chamados a participar da graça que vosso Fundador recebeu e a colocá-la a disposição de toda a Igreja. Porque o carisma dos Fundadores se revela como uma experiência do Espírito, que é transmitida aos seus seguidores, para que vivam, protejam, aprofundem e desenvolvam constantemente em comunhão e para o bem da Igreja, a qual vive e cresce em virtude de sua fidelidade ao seu Divino Fundador”

Papa João Paulo II – 20 de setembro de 1985

Jumas Brasil

Que não haja dúvidas de que o JUMAS Brasil, em consonância com as Presidências Nacional e Internacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt, está comprometido com a verdade. Com transparência e particular atenção aos contextos, apoiaremos as instâncias oficiais na divulgação de todas as informações que ajudem a esclarecer a figura do Pe. Kentenich frente os recentes questionamentos. Mais ainda, manteremos o esforço por escutar e oferecer caminhos de reflexão para a universalidade dos pontos de vista, ainda que nos limitemos a não expressar aqui nossa própria opinião. Finalmente, compreendemos que nossa função é servir a Igreja, a qual amamos e somos parte. Que nossa Mãe e Rainha interceda por nós nessa tarefa.

Sobre o Autor