No último final de semana aconteceu em São Bernardo do Campo mais uma edição do Acampamento Regional do Jumas Sudeste. O encontro que teve duração de três dias, e contou com cerca de 140 membros do Regional Sudeste, aconteceu no espaço Pro-Ambiente, que tradicionalmente é utilizado para a realização dos acampamentos  do Jumas SBC.

Cerca de oito cidades marcaram presença, e além de São Bernardo, donos da casa, São Paulo (Jaraguá e Vila Mariana), Caieiras, São Sebastião do Paraíso, Araraquara, Campinas, Brasília, Poços de Caldas  e Atibaia, foram algumas das cidades a enviar pelo menos um representante para o encontro.

O acampamento contou com palestras, momentos de lazer, além de muito joelho no chão. Seu tema central foi a discussão sobre a liberdade interior, que guiou toda a espiritualidade durante o encontro, com missas, palestras, momentos de oração e vivências trabalhando assuntos acerca deste tema.

Nasce a ideia

Um encontro como o Acampamento do Regional Sudeste nunca havia acontecido em São Bernardo, e isso foi algo que motivou o líder de ramo da cidade, José Anderson, a levar essa ideia a um dos assessores do regional, o famigerado Padre Ailton, durante o encontro de líderes.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Jumas tá no sangue! #encontrodelideres #jumassudeste #oucristoounada #comokentenichportadoresdecristo #schoenstatt

Uma publicação compartilhada por Feliphebotassio (@feliphebotassio) em

Com a ideia apresentada nasceu a dúvida de como bancar um evento desta magnitude e, após muita discussão entre os líderes, ficou decidido que SBC  e Jaraguá, dois dos maiores locais com Jumas no sudeste, dividiriam a arrecadação de boa parte do encontro.

“Levamos a ideia para o encontro de lideres do regional sudeste, e a arrecadação financeira foi um dos entraves para realizar um acampamento deste tamanho, visto que os gastos com a estrutura nós (SBC) não conseguiríamos arcar sozinhos, mas como houve uma divisão da maior parte do valor entre SBC e Jaraguá, conseguimos abater uma boa quantia do valor final realizando bingos, um em cada cidade. Dessa forma conseguimos realizar o encontro”, disse José Anderson, líder de ramo do Jumas SBC.

Preparação e mobilização nas cidades

Após o anuncio de que o Acampamento seria realizado em São Bernardo, vieram os problemas para ser resolvidos, e um deles era como arrecadar doações para conseguir realizar um encontro desse tamanho.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Acampamento Regional Sudeste 2018! #OMaiorRegionalDaHistoria #SudesteéGigante

Uma publicação compartilhada por Juventude Masc. de Schoenstatt (@jumasbrasil) em


As doações moveram uma grande mobilização por todo o regional, principalmente pela famosa #LISTA, que controlava o que era preciso em doações para o decorrer do encontro. Com o próprio pessoal que participaria do acampamento, muito do que se precisava foi sanado. Espirito de comunidade e partilha marcaram presença.

Missa final e envio para as cidades

A missa final aconteceu de uma forma diferente, com o Padre Ailton a realizando no gramado do local, como uma espécie de missa campal. Foram reforçados assuntos importantes para cada membro da juventude, como: maior entrega pela missão de ser JUMAS, crescimento das juventudes nas cidades, além de pedir aos mais novos que assumam mais a missão que lhes é dada hoje em seus ramos.

CLIQUE NO LINK E ACESSE TODAS AS FOTOS DO EVENTO: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1932805623444753&type=1&l=4470baf531

 

“Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”

Sobre o Autor