O fim de semana dos dias 14 e 15 de dezembro foi tempo de a Juventude Masculina de Schoenstatt do Jaraguá se reunir em seu acampamento de ramo para partilhar e avaliar 2019 além de, projetar seu 2020.

Nesse ano em que foi colocado como meta (no acampamento anterior) trabalhar mais a fundo a espiritualidade contendo um espiritual dentro do Conselho de Ramo, não podia faltar para iniciar bem o encontro um momento de oração e apresentação da espiritualidade do acampamento que trabalharia embasada na vida de N. S. de Fátima e do Capital de Graças, onde todos escreveriam pontos positivos e negativos da vida pessoal e do ramo.

Além de decisões e avaliações, um acampamento de ramo também é tempo de partilhar o que cada grupo de vida viveu, estimulando a vinculação entre todos, portanto os grupos contaram um pouco de como foi o ano.

Visando mostrar ao ramo cada pedaço de 2019, foi separado um momento para os dirigentes de pioneiros mostrarem como trabalharam com a Unidade de Pioneiros em 2019, como viveram o ano e o modo que formam o futuro do ramo. Em seguida, projetando a unidade Nacional do JUMAS, os participantes do Jaraguá no Fórum Nacional que ocorreu no mês anterior em Maringá/PR, compartilharam tudo o que foi discutido e decidido para o 2020 do JUMAS Brasil.

Na parte da tarde do sábado foi hora de iniciar as discussões, tendo inicialmente, um vídeo mostrando o ano do JUMAS Jaraguá para assim refrescar a memória de todos para as decisões que viriam.  Após uma longa conversa, o ramo conseguiu chegar nas linhas de trabalho que devem viver no próximo ano

Após esse momento de avaliação, foi hora de cumprir mais uma das metas de 2019 decididas no acampamento anterior, que era conversar como ramo um tema tabu. Conduzida pelo seminarista Maike, o tema da vez foi a sexualidade que mostrou como o tema influencia na vida de todos, além de sanar todas as dúvidas que surgiram.

Após o jantar, a espiritualidade pôde proporcionar um objetivo e importante momento de oração, rezando o terço e assim, preparando os corações para o que viria em seguida. Vale ressaltar, que cada um contribuiu com uma das Ave-maria, entregando o seu Capital de graças. Finalizando esse momento de espiritualidade, era a vez de um dos momentos mais importantes do acampamento de ramo, definir quem lideraria o ramo no ano seguinte com a missão de colocar em prática tudo o que foi decidido e avaliado. Após o anúncio dos indicados a liderança de ramo, todos partiram ao santuário, entregando o ano e confiando um 2020 muito melhor. Ali também, foi feita a votação para líder que só seria anunciada na missa do dia seguinte.

No domingo, após a oração da manhã, café e organização do espaço, os meninos do JUMAS participaram da missa do Santuário, fechando um proveitoso acampamento. Era hora também de finalmente saber quem teria a missão de liderar o JUMAS Jaraguá de 2020 e foram também, anunciados os novos assessores. Na assessoria do Sudeste, o Pe. Afonso Wosny assume e para surpresa de todos, no Jaraguá, um assessor local, o Pe. Gustavo Hanna. Já o novo líder de ramo não tem nada de novo, quem assume ou na verdade reassume o ramo, é Leonardo Leite que liderou neste ano de 2019.

Para finalizar da melhor forma, um divertido almoço foi a “cereja no bolo”, servindo como despedida dos trabalhos de 2019 e despedida do seminarista Maike que segue com novos trabalhos em sua missão. Agora, todos aguardam confiantes um 2020 ainda melhor.

Texto: Lucas Moraes – Jumas Jaraguá.

Sobre o Autor