Os símbolos do JUMAS são carregados de significados profundos, representando nossa fé, nossos ideais e nossa união como Pioneiros. Eles são uma parte essencial da identidade do movimento, inspirando os jovens a viver de acordo com os altos ideais de Schoenstatt.
A pira de Engling foi construída em memória de José Engling, importante figura para o JUMAS, que se entregou por amor a Maria durante a Primeira Guerra Mundial. A pra consiste em um globo que representa o mundo que vivemos, uma patena que representa a mão de Deus que acolhe e sustenta o mundo e uma base na forma de um tripé que representa a Santíssima Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que sustenta a patena.
A bandeira do Jumas surgiu como símbolo em 1999 para o encontro Pentecostes Jovem (Em Santiago - Chile), foi assumida oficialmente como bandeira nacional em 2005. Ele utiliza a Pira como o seu principal símbolo junto com as cores da nossa bandeira nacional brasileira, mostrando o Mundo que queremos incendiar com o amor de Cristo.
A Patena do JUMAS foi o primeiro presente que entregamos a Maria na Fundação do JUMAS Brasil em 1956. Ela representa Cristo para que estejamos sempre junto a Ele na nossa caminhada e missão em busca da santidade. A Patena foi um presente do primeiro grupo no Rio Grande do Sul, que gravou nela a frase: ‘Sob a proteção de Maria queremos nos formar caracteres fortes e livres. A Juventude Brasileira à sua Rainha - 1956.
O Cálice do JUMAS foi um presente entregue à Maria pelos 50 anos de JUMAS Brasil. Em conjunto com a Patena do JUMAS Brasil, representa a entrega e a oferta do nosso sangue junto de Cristo para tornar o mundo um lugar melhor.
A coroa simboliza que Maria é nossa Rainha. Contém a base, que simboliza os fundamentos, seis Santuários formando um círculo que deles saem espadas de fogo formando o globo, simbolizando o mundo, as espadas simbolizam as lutas que devemos travar contra o mal. No topo do globo há as iniciais MTA (Mãe Três Vezes Admirável). Na base estão as siglas daqueles que a ofereceram em Londrina.
A Peregrina da Juventude Heroica representa a motivação e o objetivo do JUMAS Brasil, queremos ser heróis de Maria e tornar o mundo melhor para ela. Foi construída pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon, iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, junto a ela tem um fragmento de granada encontrado onde José Engling entregou sua vida.