A Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil foi fundada em 8 de julho de 1956, quando 29 jovens de Santa Maria, Porto Alegre e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, selaram a Aliança de Amor com Maria. Como símbolo de seu compromisso, esses jovens ofereceram uma carta de fidelidade ao Pai e Fundador e ao Santuário Tabor de Santa Maria, juntamente com uma patena que trazia a inscrição: “Sob a Proteção de Maria queremos nos formar caracteres fortes e livres. A Juventude Brasileira à sua Rainha”. A partir desse marco, a Juventude Masculina cresceu no estado e se expandiu além das fronteiras do Rio Grande do Sul, alcançando o Paraná e São Paulo.
Nas décadas de 1970 e 1980, houve um intenso intercâmbio entre a juventude de São Paulo e Londrina e os jovens do Chile. As Escolas Internacionais de Líderes foram uma forte experiência desse período, fortalecendo a união e o espírito comunitário. Houve também contatos esporádicos com o JUMAS do Rio Grande do Sul, que foram responsáveis pela conquista e construção do Santuário Puer et Pater, o único Santuário da Coluna Masculina no Brasil.
A partir de 2002, começou um processo mais consciente e duradouro de integração entre os regionais. O Regional Sudeste tomou a iniciativa de organizar um encontro que, embora tivesse ambições nacionais, acabou sendo regional. No entanto, essa iniciativa lançou a semente para o processo posterior. Motivados pelos jovens, os assessores se organizaram melhor e apoiaram a realização do Encontro Nacional de Lideranças em 2003.
Desde então, foram realizados anualmente Encontros e Fóruns Nacionais, com o objetivo de promover a integração entre os diferentes regionais, resgatar a história do JUMAS e definir o Ideal Nacional. Esse processo culminou na criação de símbolos nacionais e na descoberta do Ideal “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor” em 2009, na cidade de Caieiras, SP.
Em 2010, o JUMAS Brasil assumiu a corrente de vida da Geração Missionária, como parte da Cruzada 2014, ano do centenário da Aliança de Amor e da Juventude Masculina. Em 2013, o JUMAS Brasil, juntamente com a JM Internacional, realizou o IGNIS, Encontro Internacional da Juventude Masculina, dias antes da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. No IGNIS, o espírito da Geração Missionária foi vivido pelos jovens de diferentes países, através da experiência dos quatro pilares da GM e com a realização de uma missão, chamada MissionaRio, na Praia de Copacabana e no Morro dos Cabritos. A Geração Missionária foi a confirmação da corrente de vida da Geração Missionária.
Nossa trajetória é marcada por fé, compromisso e dedicação. Cada conquista é um passo em direção ao fortalecimento de nossa comunidade e ao cumprimento de nossa missão. Venha fazer parte desta história e caminhar conosco sob a proteção de Maria, Mãe e Rainha dos Pioneiros.