Dentro do movimentos de Schoenstatt, está o ramo da Juventude Masculina, e dentro desse ramo encontramos o Pioneiros, que nada mais são dos que os menores de nossa juventude.

A palavra pioneiro quer dizer aquele que abre caminho, aquele que desbrava, que prepara para a chegada de outros. Assim também são os Pioneiros de Schoenstatt, são aqueles que abrem caminho para nossa Mãe Maria e seu Filho Jesus.

Como Pioneiros queremos ser os primeiros na família, na escola, com os amigos, na igreja, etc. Mas não se trata de sermos o melhor, o mais metido. Queremos ser o primeiro a dar e a ser exemplo para as outras pessoas. Queremos ser Pioneiro sendo bons filhos, bons alunos, bons amigos e principalmente bons católicos.

Para isso, os Pioneiros de Schoenstatt procuram seguir as doze Leis dos Pioneiros, que são:

  1. O Pioneiro é leal e cumpre a sua palavra;
  2. O Pioneiro tem um coração generoso e exige-se ao máximo;
  3. O Pioneiro conquista um amor puro e varonil;
  4. O Pioneiro está sempre alerta para servir;
  5. O Pioneiro respeita e valoriza os demais;
  6. O Pioneiro é alegre e amigo de todos;
  7. O Pioneiro trabalha bem e com alegria;
  8. O Pioneiro supera com ânimo os obstáculos;
  9. O Pioneiro ama e cuida da natureza;
  10. O Pioneiro ama e serve a Maria;
  11. O Pioneiro é amigo fiel de Cristo;
  12. O Pioneiro é um apóstolo incansável de Cristo;

Além das Leis dos Pioneiros, o trabalho é marcado por quatro etapas: Etapa Bandeira, Etapa Santuário, Etapa Coroa e Etapa Estrela. Em cada etapa, o Pioneiro se esforça para conquistar um símbolo que reflete o significado da etapa.

Dos símbolos que o Pioneiro conquista, o mais importante é o lenço dos Pioneiros, que é formado por um lenço de tecido, um anel e uma estrela. O lenço simboliza as etapas conquistadas e identifica aqueles que são pioneiros. Cada cidade tem os lenço diferenciados pelas cores.

Para conquistar as etapas o Pioneiros, além de participar juntamente com seu grupo de vida dos encontros de formação, precisam passar pela Tribuna de Honra, onde o dirigente do grupo, o líder da unidade e o Assessor, fazem perguntas sobre a Etapa que está sendo conquistada.

Dentro dos Pioneiros de Schoenstatt, queremos educar através de brincadeiras e aventuras. Uma das aventuras que nós mais fazemos são os acampamentos, onde dormimos em barracas, fazemos fogueiras e algumas vezes participamos do teste de coragem. Outra coisa que os Pioneiros gostam muito de fazer é o Capital de Graças.

Como falamos, nós os Pioneiros, queremos abrir caminho para Cristo e Maria. Assim, nós enfrentamos todos obstáculos e nunca desanimamos para levar nossa bandeira. Aliás, a bandeira dos Pioneiros está cheia de significado para nós.

O Fundo Azul – Simboliza o céu e o manto de Maria
Círculo Amarelo – Simboliza o que o Pioneiro vale Ouro e que Deus faz Aliança conosco.
Branco – Simboliza a paz e a pureza de Maria.
Cruz Espada Negra – Simboliza os primeiros heróis e sua entrega por Schoenstatt, simboliza as doze leis dos Pioneiros nas doze pontas da Cruz. As espadas simbolizam a luta do Pioneiro em ter um mundo melhor.

A direção para cima indica que o Pioneiro pensa alto, que está sempre em contato com Deus.
A direção para baixo lembra que o Pioneiro tem que ter os pés no chão.
Para os lados mostra que o Pioneiro vive em comunidade e pensa nos irmãos.

O Santuário Vermelho – Simboliza o lugar onde encontramos nossa Mãe Maria e seu Filho Jesus, também lembra o sangue de Jesus derramado por nós na cruz.
Coroa Branca – Nos lembra que Maria é nossa Rainha. A coroa tem três pontas porque nossa Mãe é Três Vezes Admirável (MTA).
Olho de Deus Pai – Mostra que Deus está sempre olhando por nós.

Além de tudo isso, os pioneiros tem um cumprimento próprio e um lema, que é “Pioneiros de Schoenstatt, abre caminho”.