Dos dias 10 a 18 de Janeiro realizou-se a Missão Cristo Tabor no Regional Paraná, novamente na cidade de São Sebastião da Amoreira. Estas Missões marcam o início de um ano intenso e cheio de comemorações devido ao Centenário da Aliança de Amor, e nada melhor do que começar este 2014 INDO AO ENCONTRO do próximo e daqueles que mais precisam! Pudemos sentir a cada acontecimento a importância deste fato! 100 Anos de Schoenstatt e 100 anos de JUMAS, realmente para gravar na memória e de maneira histórica! 50 missionários deram o seu sim nesta missão linda de levar Jesus e a Mãe para as pessoas daquela cidade!
Saímos todos no dia 10 de Londrina, após a pré-missão pela manhã e a Missa de Envio às 18h no Santuário. Chegamos em Amoreira por volta das 21h30 e, com bastante empolgação ao maior estilo JUMAS de ser, entramos na Paróquia São Sebastião saudando aos paroquianos que estavam lá nos esperando. Cantamos a consagração e o Franz Reinisch, depois disso cada um foi para a sua comunidade (neste ano tivemos as comunidades Jerônimo Onuma e Morihito Yamamoto). Tivemos a companhia do nosso assessor, Padre Afonso Wosny e também a participação do seminarista dos Padres de Schoenstatt, Rafael Mota.
A espiritualidade foi algo maravilhoso nestas Missões. Era um grande estímulo de força que tivemos nestes dias todos. A mesma esteve focada no Centenário de Schoenstatt, em que pudemos conhecer um pouco mais dos heróis e também participar mais intensamente dos fatos históricos. E todas as noites tendo o Santíssimo exposto, portanto, realmente foi uma verdadeira ação de graças.
A partir do dia 11 começamos a visitação às casas e pudemos observar o quanto cada um de nós éramos usados como instrumentos de Deus para as pessoas. Muitas delas contaram suas histórias de vida, abertamente, faziam pedidos de oração e também tivemos a graça de observar fatos que nos emocionaram e marcaram profundamente, como por exemplo, a busca pela conversão e consciência em querer deixar os vícios/coisas que destroem a vida do ser humano. A cada experiência contada em comunidade (no momento das refeições, dentro da capela e nas horas livres) animava e dava ainda mais força na missão, mesmo com o calor e o cansaço do dia-a-dia, ou seja, praticamos bastante aquela frase tão fundamental do JUMAS para este ano: “Geração Missionária, Fogo do Centenário!”
A noite missionária foi sensacional, tivemos um jantar à luz de velas com todos os missionários, com muita animação, boas risadas, música (na homenagem à outra comunidade) e também a adoração ao final. Quem preparou o jantar neste dia foram as famílias dos meninos do JUMAS Amoreira, muito bacana a disposição e a alegria deles em estarem conosco nesta semana tão abençoada. E a Noite Jovem, em que participaram os moradores e os missionários, com músicas e um encontro forte com Jesus.
Também, tivemos as oficinas de crianças, jovens e adultos seguida da Santa Missa temática dos dias (Famílias, Trabalhadores, Enfermos, Falecidos e Crianças). Foi bastante gratificante a participação da população em todas estas atividades, principalmente nas reuniões, em que víamos a felicidade das crianças, aquele ótimo bate-papo dos adultos e a empolgação dos jovens com os cantos e as dinâmicas em cada reunião.
E no dia 18, dia da Aliança, era o dia da arrumação e a avaliação final destas Missões. Às 18h todos se dirigiram ao Centro Catequético para um lanche e após, às 19h30, a Missa de Encerramento com muita emoção ao nos despedirmos da cidade e também dos nossos amigos, pois agora cada um iria voltar à sua cidade e continuar a caminhada em sua missão particular, a qual é a mais desafiadora!
Vamos em frente JUMAS, forte em seu ideal: Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.