No último dia 18 o  Encontro Internacional da Juventude Masculina de Schoenstatt ganhou um presentão! Um hino foi composto para embalar os momentos que iremos passar juntos no IGNIS. A canção foi composta pelo seminarista dos padres de schoenstatt, Vitor Possetti, que está fazendo estágio pedagógico em Londrina. Para sabermos melhor como foi a produção do hino, gravado com ajuda de rapazes da juventude de Londrina, a Central Jumas de Jornalismo entrevistou o compositor da música, que já está bombando no youtube:

CJJ: Como foi o processo de composição da música? 

Vitor Possetti: Me pediram para fazer o hino com duas orientações. Que fosse com jeitinho de Brasil e com elementos da Geração Missionária da juventude internacional. Tendo isso em vista, ele foi composto inteirinho na capela do jumas londrina, a melodia e a letra simultaneamente. Fazia meio que andando de um lado para o outro com o violão na mão, desorganizadamente, imaginando o IGNIS e estando com o pessoal lá no Rio. Depois com um rascunho, junto com o Guilherme Zanluchi, o Juninho (Luis Fernando Casarim Junior) e o Gabriel Dutra, do jumas londrina, fomos montando os arranjos e definindo a música.

CJJ: Qual a mensagem que a letra quer passar?

Vitor Possetti: Bom,  o central dela é a certeza de que somos uma nova geração, a Geração Missionária. Somos todos juntos e cada um, realização concreta dessa geração. É uma juventude que busca viver a unidade, o protagonismo, a cultura da Aliança e a cultivar o fogo missionário, mas tudo isso de mãos dadas com Deus e com Maria. Toda essa geração é nossa, mas se funda no amor, no encontro, no abraço, na vontade, de Deus e de nossa Mãe. Eles criaram essa corrente em nós. É um presente e uma missão. Por isso temos que estar abertos a encontrar o mundo com amor e fazer nova vida brotar.

CJJ: Como foram feitos os arranjos da música? 

Vitor Possetti: Cara de Brasil, não teve outra. pandeiro, cavaquinho, tamborim, etc. Então juntamos um par de gente que gosta de samba, e entende de percussão. Aí fomos brincando em cima da música. Nisso o Gui Zanluchi, o Juninho e o Gabriel foram muito importantes. No final, o Giuliano Pelaquin (Giu) que gosta bastante de música deu uma mão e chamamos mais o André Audibert para somar no coro do refrão. Para gravar, justamente o Giu tinha acabado de comprar um desses microfones bons e feito uma especie de estúdio no quarto da casa dele, um quadradinho de 1,5m  por 1,5 m. Juntando fome com vontade de comer, ali mesmo gravamos tudo.

CJJ: Como foram as gravações para o vídeo?

Vitor Possetti: Olha, para isso de definir percussão e tal nos reunimos algumas vezes. O Hivo Navarro, entende muito de filmagem, edição de vídeo e essas coisas. Então ele apareceu nesses ensaios e também no dia da gravação, para recolher algumas imagens. Era meio Big Brother, mas no meio da bagunça agente se esquecia dele. Ele era bem silencioso. Depois editou e fez o vídeo. Coisa mais linda. Acho que ele e o Giu merecem um prêmio, tiveram que dedicar o pouco do tempo livre que eles têm, para fazer esse presentinho para o IGNIS.

CJJ: Quais as expectativas em relação ao hino?

Vitor Possetti: A vontade é de que o hino ajude a dar espírito para a juventude nesse tempo, principalmente lá no IGNIS. Gostaríamos muito que o pessoal chegasse lá sabendo pelo menos o refrão. Essa é a ideia de divulgarmos antes a música. E lá, o sonho é poder cantar juntos, com muita força essa música, que tenta ser pelo menos um pouquinho expressão daquilo que somos. Geração Missionária. Seja o que Deus quiser.
923106_242998219171701_2120380095_n

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.