O Encontro Internacional teve uma prévia para preparar o espírito dos brasileiros

Depois de muito tempo aguardando com o bordão “IGNIS vem”, o IGNIS veio para JUMAS Brasil em uma sexta-feira (19/07). Os brasileiros tiveram um momento de preparação para o IGNIS. A ideia era preparar o espírito de acolhida para receber os rapazes dos outros países da melhor maneira possível, tema que foi abordado pelo Pe. Alexandre Awi em um momento de motivação.

 A oração inicial foi preparada por Santa Maria-RS e relembrou a vida dos nossos heróis que se entregaram por schoenstatt. Após a oração, Frederico Westphalen realizou uma dinâmica de integração para que os rapazes das diferentes cidades pudessem interagir e se conhecer um pouco mais.

 Durante a tarde, foram apresentados cinco workshops sobre o espírito que deveríamos cultivar durante o IGNIS e a JMJ. Cada um dos cinco temas remetia a uma característica necessária para ser os anfitriões do encontro e viver na prática o ideal nacional. A Alegria, relacionado com o elemento “Tabor” do ideal, foi apresentada por Cornélio Procópio, a Serviçalidade, relacionada com “Maria” foi apresentada pelo Jaraguá, o Espírito de Missão, relacionado ao “Fogo”, por Curitiba, a Oração, relacionada a “Cristo”, por Londrina e a Comunicação, relacionado ao elemento “Vinculados”, por Ibiporã.

 Após o Jantar tivemos a missa de conquista do cálice, símbolo nacional roubado em janeiro de 2012. Na homilia o Pe. Zé Fernando disse que o JUMAS deve se inspirar sempre no cálice e se deixar preencher por Cristo. Com a conquista do cálice, os símbolos nacionais foram novamente trocados. Regional Sul voltou para casa com o Cálice, Paraná com a Peregrina Heróica, Sudeste com a Coroa e Nordeste com a Patena.

 Novas vocações oriundas da nossa juventude foram anunciadas. Marcos Antonio, de Belo Horizonte, é o novo postulante dos Irmãos de Maria. Maike Andrade, de São Bernardo do Campo, e Jonathan Oliveira, de Poços de Caldas, são os novos postulantes dos Padres de Schoenstatt.

ignis brasil em baixa

 

 Abertura do IGNIS

 No sábado (20/07), o IGNIS começou para valer. Além do Brasil, México, Argentina, Costa Rica, Chile, Paraguai, Equador, Estados Unidos, Uruguai, Portugal, Espanha e Alemanha estiveram representados no encontro.  Na cerimônia de abertura cada país era apresentado por um vídeo com música local, enquanto seu promotor entrava com a respectiva bandeira arrancando gritos e aplausos de todos os presentes.

O JUMAS São Bernardo ficou responsável pela oração inicial e por passar o espírito do encontro para todos. Neste momento tivemos um pouco de tudo, de samba com a Schoensteria até chamada do Pe. Kentenich pelo Skype. Na dinâmica de integração o grande desafio foi encontrar o nome do jovem do outro pais que estava escrito na cruz missionária, que receberam ao entrar no loca ldo encontro!

Após um breve intervalo, o JUMAS de Belo Horizonte deu inicio a pré missão com um teatro que ilustrou o que fazer e o que não fazer durante a missão na praia e no morro. A pré missão seguiu com a separação das comunidades e com algumas dicas e informações dos seus respectivos assessores e reitores.

O Jantar foi marcado por um agradável show, ao vivo, de samba em pleno restaurante universitário da UFF. O samba foi tocado por alguns integrantes do Jumas Brasil. Depois do jantar foi realizada a primeira missa do IGNIS RIO 2013, organizada pelo Jumas Paraguay. Nela Agradecemos pelo inicio do nosso Encontro e oferecemos todos os nossos capitais de graças pelo MissionaRio. A última atividade desse dia foi uma vivência com adoração preparada pelo grupo dos profissinais do JUMAS Jaraguá!

ignis missa paraguaia em baixa

Enfim o grande dia chegou!

No dia 21/07/13, dia do MissionaRio, todos acordaram cedo tomaram café e partiram para o envio rumo à praia de Copacabana e o Morro dos Cabritos. Os envios de cada comunidade de missão foram marcados por um forte espírito de oração, e claro, muita alegria. Durante todo o caminho percorrido a pé, de barca e de metrô, o que se escutava nas ruas do Rio de Janeiro eram os gritos e músicas que identificavam os missionários como juventude schoenstattiana e juventude do Papa.

As comunidades que foram para o Morro dos Cabritos foram muito bem recebidas no Santuário de São Benedito, pelo Pe. Enrico Arrigoni e por voluntários, que, generosamente, dedicaram aquela manhã de domingo para servir água e comida para os missionários. A receptividade foi boa também durante as visitas às casas, independente da religião do morador. Aos trios, os missionários levaram uma imagem da Mãe Peregrina em papel Cartão, Terços da campanha “Rezei este terço por você!” e folhetos das atividades de schoenstatt na JMJ para cada casa visitada.

Na praia de Copacabana os missionários encontraram os símbolos da JMJ, o ícone de Nossa Senhora e a Cruz Missionária, e percorreram, ao som da Schoensteria (bateria formada por integrantes do Jumas Brasil), toda a extensão da praia. As pessoas que estavam por ali foram contagiadas pela alegria e testemunho de fé dos jovens missionários, e algumas delas acompanhavam o trajeto que faziam. Conforme o caminho da praia era percorrido as comunidades de missão se dividiam e os jovens saiam para o desafio de missionar as pessoas na praia.

A missão se encerrou quando os missionários do IGNIS se encontraram com os missionários da Renovação carismática que estavam missionando a praia de Ipanema, no projeto Jesus no Litoral. O Encontro foi na Igreja da Ressureição, na missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Don Orani. O resultado positivo das missões e o clima da Jornada já era claro nesse momento, pois a igreja rapidamente esgotou os seus lugares.

ignis santuario em baixa

Último dia, rumo à 2014!

O último dia de encontro no IGNIS RIO2013 foi marcado pela preparação do Jumas Internacional rumo ao centenário da Aliança. O seminarista, alemão, Felix Geyer, apresentou os projetos que visam a participação do Jumas internacional no santuário de Schoenstatt durante as comemorações do dia 18 de outubro de 1914. Um desses projetos é o Fackellauf 2014 (Corrida da Tocha 2014), onde jovens da Juventude Masculina de Schoenstatt vão percorrer 1800 km, entre os dias 9/10 e 17/10 de 2014, de Pompéia até Schoenstatt, sem deixar a tocha se apagar.

Para finalizar está reflexão foram separados alguns grupos para responder a seguinte pergunta: Como queremos, como Jumas Internacional, vivenciar o centenário da Aliança? Cada grupo entregou uma frase como resposta. Após o momento 2014, alguns projetos sociais foram apresentados, como forma de estimular o trabalho social e as diferentes formas de apostolados no Jumas Internacional. Os projetos apresentados foram: Projeto Sabão (Brasil), Arde Puente Alto (Chile), Juventud que se mueve (Paraguay) e Proycto 3M (Espanha).

Após uma rápida parada para o almoço, alguns testemunhos foram apresentados baseados nos pilares da Geração Missionária Javier Linan, da Espanha, falou sobre a Unidade Internacional; Alejandro Lomeli, do México, testemunhou sobre o Fogo da Missão; Rafael Serra, da Argentina, sobre a Cultura da Aliança e Carlos Licona, dos Estados Unido sobre protagonismo.   E por fim chegou o momento final do IGNIS RIO2013, a Missa de Envio. Esta missa foi marcada pelo espírito que contagiou todo o Encontro durante os quatro dias, o espírito da Geração Missionária. Na homília, o Pe. Afonso Wosny, sintetizou todas as respostas dos trabalhos em grupos na parte da manhã, onde o Jumas internacional respondeu como querem vivenciar o Centenário da Aliança. Nessa sintese ficou claro o espírito missionário que se assume pelo próximos cem anos e o anseio de cada vez mais unirmos internacionalmente através de orações e capitais de graças.

No final da Missa,cada participante do encontro recebeu uma fitinha com a frase: Eu sou Geração Missionária. E cada ramo recebeu uma singela lembrança de madeira, com o rosto da Mãe de Deus sustentado pela Geração Missionária. Como não poderia faltar, logo após a benção final o Hino de Franz Reinisch foi cantado, com muito ardor e animação, por todos que estavam presentes no encontro. Na parte da noite foi oferecido um festival de música onde cada país demostrou sua cultura e identidade ao Jumas Internacional.

O IGNIS RIO2013 marcou a história de Schoenstatt. Uma Nova Geração Missionária assume, definitivamente, o legado dos primeiros que se entregaram pela Aliança de Amor. Neste encontro internacional ficou claro que a juventude Masculina de Schoenstatt do mundo inteiro está disposta a garantir, como verdadeiros heróis, um futuro promissor para o movimento e para a Igreja!

Em breve você poderá conferir as fotos do Ignis aqui

 

ignis missionario 22