No final de semana dos dias 30 e 31 de novembro, ocorreu o fechamento do ano para a Unidade dos Pioneiros de Maringá com o tradicional Acampamento, realizado junto à Capela São Bonifácio, primeiro prédio de onde viria a ser Maringá, e onde será construído o futuro Santuário da cidade. E, no mesmo local, aos 20 de dezembro, também houve o encerramento das atividades dos grupos de Aliados e de Apóstolos da Aliança (Universitários) da Juventude local com o Encontro de Ramo.

Iniciado na manhã de sábado (30), o Acampamento dos Pioneiros contou com a participação de meninos que já compunham a Unidade, bem como de outros novos. Todos eles se divertiram com as atividades desenvolvidas – como a costumeira “descida ao rio” (em verdade, ao Córrego Pinguim) – e tiveram a oportunidade de provar sua confiança na Mãe de Deus durante o desafiador “Teste de Coragem”.

Na tarde do domingo (31), para findar esse momento dedicado aos integrantes mais novos do Jumas, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo assessor do Regional Paraná, Pe. Afonso Wosny, na qual se fizeram presentes todos os Ramos da Família de Schoenstatt de Maringá. Durante a Celebração Eucarística, revelou-se o nome do grupo de Pioneiros que iniciara sua caminhada no início do ano: os Pioneiros da Aliança de Fogo, os quais conquistaram, todos, a camiseta do grupo. E, nessa mesma Celebração, oficializou-se a abertura de um novo grupo a ser dirigido pelos Aliados Lucas Guimarães e Willian Bueno.

Enfim, ao longo do último dia 20, a Juventude Masculina de Maringá permaneceu reunida para debater sua atual situação, mediante resgate do que foi e vem sendo feito, e propor, ao final, projetos para o ano de 2015, que foram aprovados durante o Encontro.

Em encerramento às atividades do ano do Centenário, a Ceia do Senhor foi novamente recordada em companhia da Família de Schoenstatt, que, após a Missa, acompanhou a benção da placa conquistada pelo Juventude Masculina. Essa placa, afixada atrás da Ermida em alusão ao memorial dos heróis de Schoenstatt – que se encontra atrás do Santuário original -, leva gravada em si o “Guardamos a herança”, como forma de recordar, em unidade com as gerações precedentes, o referencial da Geração Missionária do Jumas Maringá: José Engling, o “Documento de Fundação vivido”.

Por: Geovani Moresco

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.