Entre os dias 27 e 28 de setembro, foi realizado em Quevedos o Encontro de Ramo da Juventude Masculina de Quevedos, onde contamos com a presença dos Irmãos de Maria.

O encontro teve como intuito reunir o ramo para a preparação do Centenário da Aliança de Amor, deste mês de outubro, e também analisar e refletir a vida do Jumas Quevedos. O encontro foi realizado na capela Nossa Senhora de Fátima, pertencente à paróquia de Quevedos.

Na manhã de sábado, construímos uma linha do tempo, para que pudéssemos analisar, a partir do método FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças –, a vontade de Deus para o nosso ramo. Acerca da chegada do Centenário da Aliança de Amor, a juventude masculina quevedense novamente contextualiza a GM e seus pilares, para dimensionar o futuro pós comemoração dos 100 anos de Aliança de Amor.

Referindo-se a Unidade Internacional, vimos que a mesma não é possível sem a unidade entre o próprio ramo e grupos, pois assim como a Cruz da Unidade, devemos buscar a união a nós mesmos, a Deus, e aos nossos grupos de vida.

Tendo em base a semana farroupilha, fortemente ligada à cultura gaúcha, no inicio da noite conseguimos analisar concretamente como a Cultura da Aliança intervém em nosso cotidiano.

Após a Santa Missa, presidida pelo assessor do Jumas Quevedos, Pe. Rodrigo Cabrera, realizamos uma vivência, tendo como tema o Fogo da Missão. Este presente tema fora desenvolvido como cada um percebia e analisava o fogo em sua vida. Fogo o qual o mundo quer apagar, fogo que é missão de Schoenstatt para a Igreja.

 Na manhã seguinte, avaliamos nosso papel como Protagonistas no ramo, tomando consciência do nosso papel de geração fundadora de Schoenstatt em Quevedos. Ao final, chegamos ao lema a ser idealizado: “Vinculados a Mãe e Inflamados pelo Cristo Tabor, assumimos a missão”.

Gustavo Marconato

Foto de encerramento do Encontro.

Foto de encerramento do Encontro.

Foto do Santuário Encontro.

Foto do Santuário Encontro.

Elaboração do Lema.

Elaboração do Lema.

Linha do Tempo.

Linha do Tempo.

Dinâmica sobre Unidade Internacional apresentada por Felipe, noviço dos Irmãos de Maria.

Dinâmica sobre Unidade Internacional apresentada por Felipe, noviço dos Irmãos de Maria.

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.