No final de semana dos dias 22 e 23 de março, aconteceu no Santuário Tabor Fonte de Vida Nova o encontro de ramo 2014 da Juventude Masculina de Poços de Caldas, além da aliança de amor da geração fundadora do Jumas São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais.

O encontro teve inicio na manhã do sábado (22), com a chegada dos dirigentes do Jumas Poços e dos rapazes do Jumas Paraíso, que iniciaram após o café seu retiro da Aliança, coordenado pelo Bruno Mamede (Jumas Jaraguá) e pelo José Rafael Bastos (Jumas Poços).

Durante a parte da manhã os dirigentes do Jumas Poços se reuniram com o Padre Alexandre Awi, que assessorou o encontro, e discutiram a vida dos grupos de vida, do ramo e dos objetivos para esse 2014.

À tarde, o Jumas Poços agora com a maioria dos seus membros, realizou no santuário uma pequena partilha sobre o 2014, em que cada menino escreveu sua própria oração do Centenário e a depositou na urna da coroa da Rainha da Renovação Heroica (RRH), coroada em um momento difícil para o ramo no ano de 2009, e cujos frutos são os atuais membros do Jumas.

Logo após essa vivência, os rapazes debateram sobre o ano de 2013 para a Juventude Masculina, que foi marcado por eventos como JMJ, Ignis, Missão Cristo Tabor, Cruzada Missionário, além das Alianças de amor seladas pelo Jumas. Foi momento de decantar tantos acontecimentos que providencialmente fizeram com que mostrássemos a cara da Geração Missionária, e que abriram as portas para o Jubileu do centenário de Schoenstatt.

No final da tarde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Padre Alexandre no Santuário. Foi sem dúvidas um momento muito marcante para todos os ali presentes, pois foi a missa de entrega das camisetas do Jumas para os rapazes de Paraíso e de Poços, com destaque especial para os meninos do grupo Aliados 3, representados na celebração pelo Pedro Henrique e pelo Kaio, que concluíram com o encontro a sua Maratona do Homem Novo. Além disso, os novos líderes do Jumas Poços foram anunciados: Bruno Dantas e João Batista deram seu sim a Maria em prol da Juventude Masculina de Poços de Caldas.

Após o jantar, os membros do Jumas Poços concluíram a noite debatendo os que esperam, e como farão o ano de 2014 acontecer, no que diz respeito ao Centenário e à vida do ramo.

No domingo, o Jumas participou do Congresso de abertura do ano da Família de Schoenstatt, que foi um momento de formação e reflexão sobre o ano de 2014 para a toda a família, além de marcar a despedida da Irmã Lúcia Maria, que vem trabalhando arduamente pelo santuário de Poços e pela família durante os últimos anos, e que passará a morar em Atibaia trabalhando como assessora da Liga das Famílias.

No final do Congresso foi realizada a Santa Missa presidida pelo Padre Alexandre, e que contou também com a participação de um seminarista e dois postulantes dos Padres de Schoenstatt. Rafael Flausino, de Poços, que veio passar as férias com a família, e o Jonathan Oliveira (Poços), e o Maike Andrade (São Bernardo do Campo), que vieram visitar o Santuário de Poços na companhia do Padre Clodoaldo Kamimura.

Mas o encontro não terminava ali. Ainda faltava o ápice do final de semana: a Aliança de Amor da geração fundadora do Jumas São Sebastião do Paraíso. Paulo, Thales, Guilherme Pádua, Felipe, Raphael, Guilherme Augusto, Junior Cesar, Maikon, Jeovane, João Paulo, Erlon, Thiago, Cesar, Matheus, Yuri e Jonathan, trocaram seus corações com a mãe de Deus, consolidando oficialmente a Fundação do ramo de Paraíso, que daqui pra frente será liderado pelo Geovane e pelo Cesar. E incendiados pelo fogo do Cristo Tabor, todos os Jumas ali presentes concluíram esse tão emocionante momento cantando animados o Hino de Franz Reinisch, contagiando todos ali presentes com o espírito da Geração Missionária.

João Batista de Oliveira

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.