Nos dias 06 e 07/12, no Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba, houve o Encerramento Anual do Jumas Curitiba. Após um ano repleto de bênçãos, principalmente devido ao Centenário da Aliança, chegamos ao final de mais um bom ano no ramo.
No sábado, às 16h30, iniciou-se o encontro com uma oração no Santuário, pedindo a Deus e a MTA as graças e proteção para o final de semana, que fosse muito aproveitável, descontraído e que cada um estivesse com o coração e o espiritual aberto para todas as atividades. Cantamos a consagração e foi dada a benção, pelo Padre Marcelo; às 17h00 nos dirigimos à construção, onde cada um expôs o que mais marcou neste ano no JUMAS, na vida pessoal, etc. Tivemos um testemunho dado pelo mais novo aliado do JUMAS, Mathias Moser, que esteve na Alemanha durante as comemorações do Centenário em que o mesmo compartilhou alguns dos momentos presenciados lá para todos nós. Em seguida, foi apresentado um vídeo pelo Renan, homenageando (de maneira divertida) os membros do nosso JUMAS e, em seguida, foi feita a dinâmica do “Balde com água”, que consistiu em cada um decidir o que faria com esse balde com a pessoa que estava ao seu lado, porém, vale lembrar que temos princípios cristãos, logo, recebemos aquilo que estamos desejando ao outro. Essa foi a mensagem passada, ou seja, quem desejou coisas boas, recebe isso, quem não, o inverso, ou seja, acaba sendo molhado.
Às 18h30 subimos à Praça do Pai Fundador, local onde aconteceu o primeiro momento de espiritualidade forte do encontro. A condução foi feita pelo Padre Marcelo, todos estavam reunidos em roda e então a vela da missão foi acesa (e abaixo dela havia outras velas, que estavam apagadas) e o que mais marcou nessa vivência foi o fato que, a missão de Schoenstatt não para, ou seja, os congregados heróis fizeram a parte deles na vida e agora somos nós os escolhidos para levarmos este fogo adiante, assim, sermos os novos heróis de Schoenstatt, ou seja, um desafio enorme. Todos puderam acender a sua vela e então se dirigir ao Santuário para, individualmente, entregar este propósito nas mãos da MTA. Tal ação se realizou com um ato concreto: o Envio (conduzido pelo nosso líder do ramo, Eduardo Jardim). Cada um deveria ir à frente, com a vela, e colocar uma das mãos sobre a bandeira do JUMAS, jurando e fortalecendo este compromisso, respondendo a segunda parte do Ideal Nacional do Jumas Brasil: “Vinculados por Maria, FOGO DO CRISTO TABOR!”; após isso, tocou-se o Franz Reinisch e deu-se por encerrada a reflexão e então nos dirigimos à Tenda para tomar um lanche (bolacha com suco) às 20h.
Durante o lanche, tivemos um momento de vinculação com algumas situações propícias ao riso. Aconteceram brincadeiras do “troca”, “roda” e também um ótimo tempo para conversarmos uns com os outros, permitindo o entrosamento com os meninos novos que vieram participar do acampamento. Isso se estendeu até, mais ou menos, 21h30, horário em que for servida a janta. Durante a janta foi repassado o vídeo da tarde, para os que chegaram depois do horário e também outro vídeo, feito pelo Guilherme Konopka sobre alguns acontecimentos do ano incluindo uma pergunta ao final: “O que você vai fazer em 2015?”; por volta das 22h30 iniciou-se a preparação para a Vivência.
Tal Vivência foi realmente forte e muito providencial, certamente uma das mais profundas feitas no nosso Jumas. A mesma foi dividida em três partes:
1- Ainda havia gente jantando, quando de repente um dos seguranças do Santuário chegou querendo conversar com o líder sobre a respeito de uma situação muito grave e triste envolvendo o Jumas Curitiba. O pessoal se assustou com tal ação e então, cada um, por vez, era chamado fora da Tenda para ter conhecimento do que acontecera. Então, esta pessoa era levada até a construção e, chegando lá, recebia o aviso: “Você morreu! E agora ninguém mais poderá te ajudar.”. Estava tudo escuro e cada um foi vendado e conduzido para algum local lá dentro. Com os rostos pintados (em sinal do pecado cometido ao longo do tempo), todos “agonizavam” no leito de morte. Ouviam-se gritos de terror, muitos passos rápidos e um ambiente de muita solidão e tristeza.
2- O purgatório. Todos foram saindo do ambiente “sombrio” tendo sua venda retirada, mas, conforme cada um chegava no lado de fora da construção, recebia uma nova venda (de cor branca). A motivação desta parte fica expressa no fato de que não estamos sozinhos, pois mesmo com os erros da vida, sempre há alguém que reza e intercede por nós, pela nossa cura interior e salvação, somado com o arrependimento próprio das ações cometidas. E então, individualmente, todos foram conduzidos à área do estacionamento do Santuário, onde deveriam procurar alguma coisa.
3- O céu. Após o momento de reflexão no purgatório, todos foram conduzidos ao Santuário, que era a glória, o céu. E, ao entrar, cada um recebeu um abraço e teve possibilidade de adorar e agradecer o Deus da vida, com a exposição do Santíssimo. Foram cantadas algumas músicas e também houve uma pequena partilha; ao final da exposição tivemos a passagem de dois pioneiros para aliados, com o Pacto de José Engling, logo, um momento bastante emocionante, com muitos aplausos e felicidade ao nosso ramo, pois ganhamos novos irmãos de caminhada! Nos consagramos à MTA e tocamos o Franz Reinisch com toda a alegria e força, assim, finalizando a vivência. Fomos dormir somente às 2h da manhã, mas com o espírito super renovado e feliz, pois somos muito amados por Deus e por sentirmos orgulho em fazermos parte de Schoenstatt, desta linda e nobre missão. Servus Mariae Nunquam Peribit!
No domingo, acordamos às 9h da manhã; tivemos a oração inicial do dia às 09h30 e o café da manhã (cachorro-quente) servido às 10h. Por volta das 10h40 tivemos uma formação, preparada pelo nosso amigo William Pedroso, sobre algumas questões envolvendo Homem Velho x Homem Novo. Todos foram divididos em três grupos, cada qual pegando um texto-base para trabalharmos e pensarmos em situações presenciadas dos seguintes temas: Homem Desumanizado, Homem Desdivinizado e Homem Massificado. Depois de trabalhar no grupo, fizemos uma partilha sobre esses itens e também o como melhorar ambos em nossas vidas, utilizando os princípios corretos, divinos, etc. Ao meio-dia, fizemos algo diferente e que ainda não havíamos feito juntos: sentamos em uma parte do jardim do Santuário e pudemos rezar a liturgia das horas, incluindo a Oração do Angelus; 12h30 foi servido o almoço e até as 14h demos boas risadas com os brincadeiras e houve tempo para passar alguns recados práticos importantes.
Às 14h, na Pira de José Engling, tivemos mais um momento de formação com o William, agora o tema era o Fórum Nacional, onde ele pode expor alguns acontecimentos e decisões tomadas no mesmo. Baseado no tema foi feita uma reflexão com as perguntas do Fórum, para já iniciarmos a preparação do ramo em 2015, com um esboço dos nossos objetivos, o que pode ser melhorado, próximas conquistas, etc.
Às 15h tivemos as “Olimpíadas do JUMAS”. Divididos em duas equipes, foram feitas alguns jogos e competições para o ramo se divertir. Às 16h o vice-líder do ramo, Alex Souza, como fator motivacional, assim como no ano anterior, passou um vídeo de Retrospectiva com algumas fotos de todos os eventos realizados pelo Jumas neste ano de 2014; às 17h participamos da Santa Missa e finalizamos oficialmente o encontro às 19h com uma oração no Santuário, agradecendo a Deus e a MTA por todo o ano, pelo acampamento final que foi muito abençoado, pela paciência, etc. Também todos puderam se abraçar ao final, agradecendo um por um pela contribuição no JUMAS neste 2014, portanto, um gesto muito bonito e que representa muito a unidade do ramo. Cantamos a última consagração e fomos à Praça do Pai Fundador festejar com o Franz Reinisch de sempre!
Obrigado a cada um que deu o seu sim neste ano especial e que 2015 continue sendo bom para nós curitibanos! Que o JUMAS continue gerando vida e fortalecendo ainda mais os seus vínculos fraternos. Que sejamos os novos heróis de Schoenstatt e, fortemente, escrevendo com muita bravura e heroísmo a nossa história, usufruindo sempre do nosso ideal de homens novos! OS FRACOS AQUI NÃO TÊM VEZ! MPHC!

“Eu sou do JUMAS e o inimigo massacramos!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.