Rumo a 2014

Março 2013 – Número 16

Na história de Schoenstatt, os problemas não são solucionados apenas por meio de negociações. Acima de tudo, Deus sempre pediu oração e contribuições ao Capital de Graças. Mais oração e mais contribuições ao Capital de Graças, que devemos colocar aos pés de nossa Mãe e Rainha, para que Ela também atue. A nós, cabe a missão de viver em Aliança solidária e estarmos unidos, unânimes em oração; demonstrar para nossa Mãe que a amamos, por meio de abundantes contribuições ao Capital de Graças.

Equipe 2014 – Espanha, carta para a Família de Schoenstatt – 8 de março de 2013

Editorial
Queridos Peregrinos
Nos últimos dias temos lido muitas notícias sobre o nosso novo Papa. O primeiro da América do Sul, o primeiro em muitas coisas – incluindo o nome – Francisco – que programa irá ser revelado para além do nome é o que iremos ver. Mas há uma certeza – ele conhece Schoenstatt como tem sido demonstrado pelas fotografias em schoenstatt.org e está interessado no que temos para oferecer.

É o que temos para oferecer que nas últimas semanas nos tem ocupado na Equipa 2014. Realizou-se uma reunião dos responsáveis das “Tendas da Cultura de Aliança” em Schoenstatt. Foi muito bom ver a extensão e a profundidade dos projetos já registados e verificar o quanto ainda está para vir. Estamos a fazer muito mais do que reunir-nos – estamos a interligar os projetos e através disso a visão do nosso Pai e Fundador torna-se cada vez mais visível em exemplos vivos da cultura de aliança. Estes “exemplos” de aliança viva são o queremos levar ao nosso novo Papa e a toda a Igreja em peregrinação de Schoenstatt 2014 para a Cidade Santa – tenho o pressentimento de que esta peregrinação a Roma será um grande acontecimento cheio de significado para o nosso futuro.

Não tem havido Missa “Em aliança com..” no Santuário Original ao sábado de manhã – O Santuário Original está a ser pintado – sim- renovação é o tema, renovação da nossa família, renovação do Papa da Igreja… não nos esqueçamos do que o nosso mundo precisa… Incrível o que uma demão de tinta pode fazer…

Desejando-vos muitas bênçãos para estes últimos dias de jejum e penitência e uma boa celebração da Páscoa…

Deus vos abençoe
P. Andrew

Carta da equipe de 
Reunião sobre as Tendas da Cultura de Aliança e Informação

O programa das celebrações de 2014 surge da vida que brota da Aliança de Amor: é a renovação da Aliança, são os peregrinos com a sua fé e convicção e o testemunho da sua vinculação ao Santuário Original. O programa é o fruto da aliança de amor e o compromisso de criar uma cultura de aliança na vida quotidiana. Os projetos apostólicos dos cinco campos assinalados na Conferência 2014 estão entre estes frutos da Aliança de Amor. Estes projetos irão inspirar e inflamar vida. Podem ser encontrados nas ”tendas da cultura de aliança” e serão uma parte essencial do programa do jubileu que terá lugar entre 16 e 19 de outubro de 2014. Os responsáveis destas tendas reuniram-se de 7 a 10 de março em Hillscheid no Hof José Kentenich, a poucos quilómetros de Schoenstatt.
Cerca de 35 pessoas reuniram-se para um intenso fim-de-semana durante o qual muitos aspetos chave sobre a apresentação dos projetos foram discutidos e decididos. A reunião foi marcada por uma atmosfera de alegria e abertura e pela ideia de “colaboração”. Os membros de cada tenda apresentaram os progressos do seu trabalho e também questões que foram respondidas uma a uma. Por trás de cada apresentação sentia-se um certo anseio pela celebração do jubileu.

Visitando os locais das tendas
As diferentes equipas foram informadas acerca dos locais exatos onde as suas tendas estariam situadas em outubro de 2014. Todos decidiram “irem em peregrinação” até ao local que lhes foi atribuído. O reconhecimento das áreas tornou a apresentação dos seus projetos mais real.
Tenda da Família – Casa da Aliança
Tenda da Juventude – Marienland
Tenda da Pedagogia – Escola Marien
Tenda da Igreja – Marienau
Tenda da Sociedade – Universidade Palotina
Estas tendas serão também apresentadas virtualmente em schoenstatt2014.org, serão visíveis em Schoenstatt durante o ano e serão levadas a Roma.
A casa da União das Famílias em Hillscheid ofereceu tudo o que era necessário para a boa evolução desta reunião. Os participantes vieram de 10 países diferentes, por isso a tradução simultânea foi necessária. A assistência técnica foi uma grande ajuda e um “pré-teste” do que será a celebração do próximo ano.
Na noite de sábado foram todos convidados a visitar a Casa da Aliança em Schoenstatt. Durante este período partilharam o desenvolvimento dos seus projetos com os membros da Presidência Geral e da Presidência Nacional da Alemanha. Foi uma noite muito genuína que terminou com a bênção no Santuário Original.

Olhando em frente
Para os participantes não houve dúvidas de que os projetos que serão apresentados nas tendas são o presente que Schoenstatt dá à Igreja, para o Jubileu 2014 e mais além.
No domingo todos foram novamente para Schoenstatt e celebraram a Santa Missa na Igreja da Adoração. Depois da Missa, todos se reuniram na Capela do Fundador onde renovaram o seu compromisso com o P. Kentenich e pediram a sua bênção para continuar com a sua missão.
A reunião terminou com um plano concreto para continuar neste caminho de peregrinação: uma colaboração muito próxima entre os responsáveis das tendas e a Equipa 2014. A seguinte – e última – reunião será em Fevereiro de 2013.
Se tiver perguntas – ou projetos para as nossas Tendas – Contacte-nos:
[email protected] – muitos dos projetos já podem ser encontrados em schoenstatt.org

Ano do Jubileu – Ano da Cultura de Aliança

O nosso Ano do Jubileu abrirá em 18 de outubro de 2013 às 8.p.m. O Cardeal Rilco, de Roma, presidirá às celebrações. As celebrações serão transmitidas pela televisão em 142 países e pela internet em todo o mundo devido à nossa colaboração com a EWTN.
Podemos seguir todas as principais celebrações de 2014 através da TV EWTN, internet, bem como através do iPhone e Android, iPod e iPad. Procurem, por favor, o acesso local a estes serviços na ewtn.com.

Peregrinação a Roma

Como podem imaginar, o Mundo de Schoenstatt procura mais uma vez o significado da peregrinação a Roma em 2014. A Presidência Geral colocou esta questão durante a peregrinação a Milwaukee. Mas os acontecimentos da última semana são uma indicação clara da necessidade de nos conectarmos com a Igreja e oferecer os frutos de 100 anos de atividade apostólica e a experiência para o tempo que virá.
Devido às negociações em Roma para o nosso Encontro com o Papa Francisco adiámos a publicação do próximo InfoPack dos responsáveis nacionais para que a informação seja atualizada no que respeita à Peregrinação a Roma.

De países… Polónia
No dia 29 de março de 2014 a Família de Schoenstatt na Polónia irá reunir-se numa peregrinação anual ao santuário nacional de Nossa Senhora – Cestocowa. Mais de 1500 peregrinos de toda a Polónia reunir-se-ão para celebrar o grande Jubileu. É uma peregrinação que tem lugar desde 1985 o 100º aniversário do P. Kentenich. Este ano a peregrinação ficou marcada com a visita do P. Andrew que nos convidou para grande a Peregrinação 2014 a Schoenstatt e a Roma.
Há muito tempo que as preparações estão a ser feitas para as celebrações do nosso Jubileu. A nossa peregrinação em 29 de março de 2014 será um ponto alto. Antes disso muito está a acontecer.
Em outubro irá realizar-se um Simpósio com líderes da Igreja e Professores da Universidade de Varsóvia bem como muitos outros. Aqui vamos olhar para Schoenstatt como Movimento a caminho do nosso Jubileu. Para este evento os nossos projetos pastorais, que estarão representados nas Tendas da Cultura de Aliança em Schoenstatt e em Roma, estarão presentes.
Na peregrinação para 2014, 2 dos nossos Santuários celebrarão o Jubileu de Prata. Cada um dos três Santuários na Polónia oferecerá um Cetro, entregando nas mãos de Maria o nosso passado e o nosso futuro esperando a Graça 2014 e os seus frutos.
Há muito mais a acontecer este ano – uma peregrinação a lugares que o P. Kentenich visitou na Polónia – em quatro lugares Kolobrzeg (Kolberg), Zabkowice (Frankenstein), Branice (Branitz), Pieniezno (Mehlsack) será colocada uma placa. A juventude está a preparar um filme intitulado “Pai”. As famílias têm diversas coisas a acontecer…  Preparámos uma estátua do P. Kentenich que irá estar em todos os santuários neste tempo de preparação, recordando-nos o passo que ele deu e a aliança que queremos celebrar juntos. Há muito mais…
Vemo-nos em Schoenstatt em 2014
P. Arkardiusz
Original: Inglês – Tradução: Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal
¿ 
  • Foi anunciado na Reunião das Tendas que o contrato com a EWTN seria assinado logo depois da Páscoa. Vai haver uma transmissão ao vivo da Abertura Internacional do Ano do Jubileu em outubro. Esta transmissão é possível para 142 países. Uma série de programas terão lugar durante o ano e claro haverá a cobertura das celebrações em 2014!

Sábado após sábado continuamos a celebrar as “Missas do Centenário” às 7h15m no Santuário Original. Desde outubro são celebradas em Aliança com diferentes projetos apostólicos. Aqui podemos encontrar alguns deles:
Rumo a 2014 em Aliança como Centro Pedagógico José Kentenich, Equador
Rumo a 2014 em Aliança como “A Pequena Campanha”
Rumo a 2014 em Aliança como Escola José Engling, Quito- Equador

Published by

Fr. Andrew Pastore
Schoenstatt International Communication Office 2014
Pater-Josef-Kentenich-Str.1
56179 Vallendar
Germany – Deutschland – Alemania


E-Mail: [email protected]
Web: www.schoenstatt2014.org

Contacts

P. Stefan Strecker
[email protected]
Schw. M. Luciane Machens
[email protected]

Fr. Andrew Pastore
[email protected]

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.